
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) fez uma dupla convocação nesta terça-feira (24) das seleções que disputarão o Campeonato Pan-Americano de Maratona, no dia 27 de julho, em São Paulo, e os jovens atletas que vão atrás do bicampeonato no II Campeonato Ibero-Americano Sub-18, em Assunção, no Paraguai, nos dias 19 e 20 de julho.
São Paulo vai receber o Campeonato Pan-Americano de Maratona no dia 27 de julho, juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores nas distâncias da meia maratona e maratona.
A largada dos 42,195 Km será na Praça Charles Miller, no Pacaembu, passando por 18 bairros, até a chegada no Jockey Club de São Paulo, Cidade Jardim.
“Corrida de rua é atletismo. É sempre uma alegria trazermos grandes eventos para o Brasil, palco para os nossos atletas brilharem”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt, revelando que o Brasil vai apresentar na World Athletics a candidatura para receber o Mundial de Corrida de Rua em 2028, provavelmente no Rio de Janeiro.
“Muito importante esse Pan, com atletas de todo o continente americano correndo nas ruas de São Paulo.”
São Paulo é a maior cidade brasileira e a quarta metrópole do mundo em população (12,3 milhões de habitantes), um destino cobiçado pelo turismo por ser cosmopolita, pela gastronomia e cultura.
A possibilidade de juntar na mesma corrida atletas de elite e de toda a área pan-americana e corredores de rua surgiu de uma parceria da CBAt com a Iguana Sports, organizadora da SP City Marathon, que integra o calendário mundial de corridas de rua, com regras da World Athletics, distâncias oficiais aferidas, Permit e Selo ouro da CBAt.
Seleção para o Pan de Maratona
Feminino
Mirela Saturnino de Andrade (Associação Petrolinense de Atletismo)
Susane de Araújo Martins (Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde-MT)
Amanda Aparecida de Oliveira (Elite Runners USB Ltda-RJ)
Masculino
Éderson Vilela Pereira (EC Pinheiros-SP)
Gustavo Barros de Souza (Associação dos Corredores de Porangatu do Estado de Goiás-GO)
José Márcio Leão da Silva (Associação Petrolinense de Atletismo-PE)