Brigada de Infantaria Aeromóvel celebra 30 anos com solenidade em Caçapava

Solenidade no Forte Ipiranga contou com homenagens a militares pioneiros, entrega de diplomas e desfile da tropa

A Brigada de Infantaria Aeromóvel do Exército Brasileiro está comemorando 30 anos de história como tropa especializada em operações aeromóveis. A unidade, sediada em Caçapava (SP), tem suas origens em 18 de junho de 1919, quando foi criada como 4ª Brigada de Infantaria. Após diversas reestruturações, em 1995, passou a adotar o conceito aeromóvel, com foco na mobilidade e pronto emprego por meio de helicópteros.

Em 2016, recebeu o estandarte histórico de Brigada Fornovo di Taro, em homenagem à sua participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou na 2ª Guerra Mundial. Atualmente é denominada Brigada de Infantaria Aeromóvel, subordinada à 2ª Divisão de Exército.

E foi aqui, no pátio marechal Nelson de Mello no Forte Ipiranga, que a Brigada celebrou esse marco histórico. Para comemorar o jubileu de 30 anos como tropa aeromóvel, o comandante da unidade, general Igor Lessa Pasinato, recebeu autoridades civis e militares em uma solenidade que reforçou o passado glorioso e os desafios do futuro.

» Veja a galeria de fotos da cerimônia em Caçapava

Também, durante a cerimônia, foram destacados os concludentes dos estágios voltados aos militares temporários recentemente ingressados no Exército Brasileiro, homenageado militares pioneiros do Estágio Básico do Combatente Aeromóvel de 1995, realizado a entrega de certificados para Amigos da Brigada e ainda premiado a equipe da Brigada que participou de uma competição em Arica, no Chile.

Homenageados. (Foto: Sandro Mendes/PortalR3)

O comandante da Brigada de Infantaria Aeromóvel, general Igor Lessa Pasinato, relembrou momentos importantes da trajetória da unidade, destacou as principais conquistas operacionais ao longo dos anos e apontou os caminhos que a tropa deve seguir no futuro.

Ao final da solenidade, o tradicional desfile militar coroou a celebração dos 30 anos da Brigada como tropa aeromóvel, evidenciando a disciplina, a prontidão e o espírito de corpo que fazem da unidade uma referência no Exército Brasileiro.

Botão Voltar ao topo