
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos e em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, lançou nesta quinta-feira (12), no Humano – Espaço de Identidades, o Programa Municipal de Cadastro e Identificação das Pessoas com Deficiência. A iniciativa marca o primeiro censo municipal voltado a esse público, com o objetivo de mapear e promover políticas públicas mais inclusivas.
O formulário para o cadastro já está disponível online e será divulgado em cartazes, jornais e redes sociais por meio de QR Codes. Baseada na Lei Federal de Inclusão, a ação busca identificar demandas ainda invisíveis na cidade, permitindo que a gestão municipal atue de forma mais eficiente para garantir direitos e inclusão às pessoas com deficiência.
Segundo estimativas, cerca de 11.685 pessoas com deficiência residem em Pindamonhangaba, mas muitas ainda não são alcançadas pelas políticas públicas. O novo programa pretende mudar esse cenário, aproximando poder público e cidadãos para uma cidade mais justa e acessível.