
No domingo, 8 de junho, três dias antes do Dia da Marinha (11 de junho), a Força realizou a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A solenidade contou com o hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional, seguido do tradicional toque de apito marinheiro com sete vivas e de uma salva de 21 tiros de canhão. Na sequência, foi realizado o arriamento da bandeira anterior, ao som do Hino à Bandeira, e o desfile da Guarda de Honra.
O evento contou com a presença do público brasiliense e de turistas, que acompanharam a formatura do efetivo da Marinha em Brasília, com destaque para a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e da Guarda de Honra, composta por uma Guarda da Bandeira, um pelotão de marinheiros e dois pelotões de Fuzileiros Navais.
A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional é tradicionalmente realizada no primeiro domingo de cada mês e conta com a coordenação alternada entre a MB, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar do Distrito Federal, além do Governo do Distrito Federal. Trata-se da maior bandeira do País, com 286 metros quadrados e 90 quilos. O mastro possui 100 metros de altura, e em sua base está inscrita a frase: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto”.
Lançamento da Rádio Marinha FM
Durante a cerimônia, a MB formalizou o lançamento da Rádio Marinha FM em Brasília, cuja sede está localizada no Comando do 7º Distrito Naval (Com7DN). A emissora, que anteriormente operava apenas por meio de web rádio na capital federal, agora integra uma rede composta por sete estações de transmissão.
Além da transmissão via internet, a rede de emissoras em Frequência Modulada (FM) alcança ouvintes nas cidades de São Pedro da Aldeia (RJ), Corumbá (MS), Natal (RN), Rio Grande (RS), Manaus (AM) e Belém (PA).

A Rádio Marinha FM em Brasília poderá ser sintonizada na frequência 95,7 FM, com programação diferenciada produzida pelo Centro de Comunicação Social da Marinha. Os efeitos sonoros e os spots são inspirados no universo naval, reforçando a identidade marítima da emissora. Por meio da Rádio Marinha FM, a MB amplia sua comunicação com públicos estratégicos, oferecendo música, notícias, programas educativos e informações institucionais.
As estações localizadas em Belém (PA), Corumbá (MS) e Manaus (AM) atendem, principalmente, às populações ribeirinhas. Em Natal (RN), a programação é voltada à prevenção de acidentes e à conscientização de pescadores artesanais.
Em Rio Grande (RS), a emissora divulga informações meteorológicas relevantes para navegantes, considerando as frequentes variações climáticas da região. Já em São Pedro da Aldeia (RJ), onde está situada a base da Aviação Naval, a rádio veicula conteúdos educativos sobre segurança aérea, alertando, por exemplo, para os riscos provocados pelo uso de balões e pipas.
A MB também está desenvolvendo duas novas emissoras de rádio FM nas capitais estratégicas de Salvador (BA) e Florianópolis (SC).
“Sai da tela e bora pro mar” é o tema da nova campanha para o Dia da Marinha
Em comemoração ao Dia da Marinha, celebrado em 11 de junho, o Centro de Comunicação Social da Marinha lançou sua nova campanha publicitária durante a cerimônia na Praça dos Três Poderes. O vídeo, veiculado na manhã de domingo (8), trouxe o slogan “Sai da tela e bora pro mar”, com o objetivo de atrair o público jovem que busca aventuras nas telas do computador. Pela primeira vez, a MB utilizou técnicas de inteligência artificial na criação de uma campanha publicitária. As peças gráficas começaram a ser veiculadas em 1º de junho, nos perfis oficiais da instituição nas mídias sociais.
O vídeo principal alterna cenas de um jovem jogando videogame com imagens em primeira pessoa de operações navais reais. A proposta é estabelecer conexão com o público jovem habituado ao ambiente digital, utilizando uma linguagem visual próxima à dos jogos eletrônicos.
As peças gráficas seguem a mesma identidade visual do vídeo, com elementos inspirados em jogos de ação e linguagem voltada ao universo dos games. Personagens e cenários foram desenvolvidos com o uso de inteligência artificial, retratando navios, submarinos, viaturas e simulações de operações, como busca e salvamento no mar. A campanha convida o público a “pressionar o botão de iniciar” (press start) e embarcar em uma nova fase, denominada “Nível do Mar”, utilizando a estética dos jogos como metáfora para experiências reais na Marinha.
Atividades abertas ao público
Em Brasília, a programação alusiva ao Dia da Marinha inclui atividades abertas ao público. No período de 7 a 14 de junho, ocorre uma exposição estática de viaturas anfíbias, blindados, caminhões militares e do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP), evidenciando as capacidades da Força no fortalecimento da defesa naval e na proteção das águas jurisdicionais brasileiras.
No Parque da Cidade, está montado um Hospital de Campanha, que oferece atendimentos sociais e de saúde ao público até 14 de junho. Ao longo da tarde deste domingo (8), o público poderá conferir a apresentação da Orquestra Sinfônica. Entre os serviços disponibilizados estão clínica geral, ortopedia, odontologia, pediatria, assistência social e psicologia.