Em comemoração ao Dia da Marinha, celebrado em 11 de junho, a Marinha do Brasil (MB) promove uma série de atividades em Brasília, Distrito Federal, com destaque para ações de atendimento à saúde da população, apresentações das Bandas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), além do lançamento da Rádio Marinha em Brasília. As ações visam dar conhecimento à sociedade da importância da Marinha para o País, com enfoque na relevância estratégica do mar e das hidrovias para os brasileiros.
A programação começa no domingo (8) com a tradicional Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, a partir das 10h. Na solenidade, considerada uma das maiores expressões do turismo cívico do País, será lançada a rádio Marinha em Brasília, vinculada ao Comando do 7° Distrito Naval (Com7°DN). A emissora operará na frequência modulada (FM) 95.7 e poderá atingir 3 milhões de pessoas.
Durante a celebração, a nova bandeira é hasteada ao som do Hino Nacional, com uma salva de 21 tiros de canhão. Após chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura, a antiga bandeira é arriada ao som do Hino à Bandeira. Ao final, haverá uma apresentação da Banda Marcial e do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa CFN.
Também no domingo (08/06), terá início a Ação Cívico-Social que instalará um Hospital de Campanha (HCmp), nas proximidades do estacionamento 11 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, e levará atendimento médico básico e de saúde à população do Distrito Federal. Serão ofertadas as seguintes especialidades: clínica médica, ortopedia, pediatria, odontologia, psicologia e assistência social. Oficinas de escovação dental, instruções de primeiros socorros, palestras sobre saúde mental e uma exposição interativa que permitirá ao público conhecer de forma didática a estrutura e o funcionamento de um HCmp completarão as atividades.

A equipe será composta por 37 profissionais de saúde e apoio técnico, reunindo militares da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM) e de Organização Militar de Saúde subordinada ao Com7°DN, como o Hospital Naval de Brasília, com a sua Divisão de Saúde de Odontologia. A UMEM, que coordenará a instalação do HCmp, conta com um histórico consolidado em missões anteriores, como, por exemplo, a Operação Taquari II, que levou assistência humanitária aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Próximo ao HCmp, haverá também a exposição de meios operativos, com um carro lagarta anfíbio, o CLAnf, empregado pelo CFN; uma lancha de Operações Ribeirinhas; os blindados como o Piranha IIIC e JLTV; e Lançadora Múltipla Universal (LMU), com o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP). Além disso, no domingo (08/06), às 14h e às 18h30, ocorrerão duas apresentações da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e, às 16h, uma apresentação da Banda Marcial do CFN e do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa do CFN. As atividades são gratuitas e os atendimentos do HCmp e a exposição dos meios estarão no local até 14 de junho, sempre das 9h às 17h.