publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Forças civis e militares se reúnem para fortalecer a resposta a desastres naturais

O simpósio teve como objetivo principal aprimorar a preparação, a cooperação interagências e a resposta integrada a desastres de grandes proporções

Simpósio Ajuda Humanitária
Simpósio Ajuda Humanitária
. (Foto: 14ª Bda Inf Mtz)

Florianópolis (SC) – Nos dias 27 e 28 de maio de 2025, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada promoveu, em parceria com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, o 8º Simpósio de Ajuda Humanitária. O evento ocorreu nas instalações do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis, e reuniu representantes das Forças Armadas, Defesa Civil, além de diversas agências governamentais e organizações da sociedade civil.

Com foco nos desafios trazidos pelos eventos climáticos extremos que vêm impactando a região, especialmente à luz das recentes tragédias no Rio Grande do Sul em 2024, o simpósio teve como objetivo principal aprimorar a preparação, a cooperação interagências e a resposta integrada a desastres de grandes proporções.

Simulação Realista: aprendizado por meio da prática

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a simulação de um desastre natural em larga escala, inspirada em cenários reais ocorridos em Santa Catarina nas últimas décadas. A atividade colocou os participantes diante de uma crise hipotética em que, concentrados, no período de uma semana, ocorreram ciclones-bomba, intensas chuvas, inundações, deslizamentos e isolamento de municípios, exigindo ações integradas e rápidas entre as diferentes esferas do poder público — municipal, estadual e federal —, com forte apoio das Forças Armadas.

Durante a simulação, foram abordados temas como emissão de alertas e comunicação de risco, coordenação entre agências e instituições, restabelecimento de serviços essenciais, combate à desinformação, atendimento a populações vulneráveis.

Integração e fortalecimento das capacidades

O simpósio foi estruturado em torno de três dimensões essenciais ao ambiente operacional: física, humana e informacional. Cada instituição participante apresentou suas capacidades e experiências, promovendo um rico intercâmbio de boas práticas e soluções inovadoras.

Foi uma oportunidade especial para aperfeiçoar a atuação da Força de Ajuda Humanitária da 14ª Bda Inf Mtz, alinhada às diretrizes do Exército Brasileiro e integrada ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Compromisso com a prevenção e a cooperação

A cerimônia de abertura contou com a presença do General de Divisão Ricardo José Nigri, Comandante da 5ª Divisão de Exército; do General de Brigada Gelson de Souza, Comandante da 14ª Bda Inf Mtz; do sr. Mário Hildebrandt, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, e do Professor Doutor Masato Kobiyama, especialista em desastres naturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Eles reforçaram a importância das ações de gerenciamento e da integração civil-militar para a preparação antecipada, bem como para uma resposta eficaz em face de desastres naturais de grandes proporções.

Botão Voltar ao topo