publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

IME abre 65 vagas para formação de Engenheiros Militares na ativa

Instituto Militar de Engenharia oferece 65 vagas para jovens que desejam carreira militar e formação em engenharia, com inscrições abertas até 9 de julho

A oportunidade, direcionada a jovens que desejam a carreira militar e a formação em engenharia, oferece 65 vagas, 52 para ampla concorrência e 13 destinadas a candidatos negros.
A oportunidade, direcionada a jovens que desejam a carreira militar e a formação em engenharia, oferece 65 vagas, 52 para ampla concorrência e 13 destinadas a candidatos negros. (Foto: Divulgação/EB)

O Instituto Militar de Engenharia (IME) está com inscrições abertas para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CACFG/Ativa) 2025/2026. A oportunidade, direcionada a jovens que desejam a carreira militar e a formação em engenharia, oferece 65 vagas, 52 para ampla concorrência e 13 destinadas a candidatos negros. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de julho, exclusivamente pelo site do IME.

Os candidatos serão submetidos a um processo seletivo, que inclui duas fases de Exame Intelectual. A primeira fase consiste em uma prova objetiva de Matemática, Física e Química, de caráter eliminatório. Já a segunda fase, eliminatória e classificatória, é composta por cinco provas: discursivas de Matemática, Física e Química, Português e Inglês (ambas objetivas), além de uma redação.

Além do Exame Intelectual, os aprovados seguirão para etapas de Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Procedimento de Heteroidentificação para os candidatos que se autodeclararem negros, todas de caráter eliminatório.

Para concorrer, os candidatos devem ser brasileiros natos, ter no mínimo 16 anos e no máximo 22 anos de idade completos até 31 de dezembro do ano da matrícula. É fundamental ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até o ato da matrícula. Para candidatas do sexo feminino, é necessário ser voluntária para o serviço militar. Outros requisitos incluem estar em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos) e eleitorais, possuir idoneidade moral e atender aos padrões de altura mínima (1,60m para homens e 1,55m para mulheres).

Os candidatos classificados e aprovados em todas as etapas integrarão o Curso de Formação e Graduação da Ativa no IME, no Rio de Janeiro. Com duração de cinco anos, o curso confere ao aluno a condição de militar, com direito a fardamento, alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento e soldo. Ao final da formação, os concluintes são incluídos no Quadro de Engenheiros Militares (QEM) como Primeiro-Tenente.

O edital completo do concurso, com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo, requisitos, cronograma e conteúdo programático, está disponível para consulta na página eletrônica oficial do IME (https://inscricoes.ime.eb.br/).

Botão Voltar ao topo