
Uma capacitação em estratégias de combate a incêndios e sobre como melhor atuar diante de primeiros socorros reúne cerca de 160 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), em Jacareí.
O objetivo é oferecer melhores condições de aplicação do trabalho, diante de emergências.
Entre as atividades, um tambor de fogo está sendo utilizado para simular um incêndio controlado e permitir que os guardas pratiquem técnicas de combate a chamas, com o uso de extintores e mangueiras.
Já durante a etapa de estratégias de primeiros socorros, são trabalhadas maneiras de manutenção da função vital de pessoas em situação de emergências, tais como vítimas de acidentes, pessoas em parada cardiorrespiratória, convulsões ou outras emergências.
“Nossos guardas estão expostos aos mais diversos tipos de emergências todos os dias e lidam diretamente com vidas.
Por isso, entendemos a importância de que a capacitação seja contínua e frequente para a segurança da população e dos próprios guardas”, explicou Rosangela Bagattini, inspetora-chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Pessoal.
Formação
O trabalho de capacitação com guardas civis municipais é feito ao longo de todo o ano, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Ele também integra o EQP (Estágio de Qualificação Profissional), um treinamento com duração mínima de 80 horas anuais, obrigatório para todos os agentes que utilizam armas de fogo no exercício da função.
As atividades incluem formações práticas e teóricas para aprimorar e atualizar o conhecimento dos integrantes da corporação, nas mais diversas áreas.