
A Secretaria de Educação de Pindamonhangaba iniciou, na última sexta-feira (23), a entrega dos novos livros didáticos de inglês para os alunos do 3° ao 5° ano do ensino fundamental da Rede Municipal.
A cerimônia simbólica de entrega aconteceu na Escola Municipal Félix Adib Miguel e reuniu autoridades, professores, familiares e estudantes das turmas contempladas. A iniciativa visa qualificar ainda mais o ensino da língua inglesa nas escolas da rede.
A partir deste ano, todas as 38 unidades escolares atendidas pelo programa Aprendendo Língua Inglesa passam a contar com material didático específico para as aulas.
Ao todo, foram distribuídos 5.201 exemplares, sendo 1.690 para o 3° ano, 1.726 para o 4° ano e 1.785 para o 5° ano. Os livros já foram entregues nas escolas e, nos próximos dias, serão repassados aos estudantes.
A logística de entrega foi organizada com base em um levantamento detalhado do número de alunos por série e por unidade escolar. A distribuição foi realizada entre os dias 16 e 22 de maio, por meio da equipe do programa, que integra a Organização da Sociedade Civil (OSC) ODIN — Organização Social e Educacional.
O planejamento foi feito com apoio de romaneios (documentos organizadores de carga e transporte), garantindo agilidade e controle durante o processo.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, esteve presente no evento e reforçou o compromisso da rede com a melhoria constante da aprendizagem. “Esse material vai auxiliar nossos professores e oferecer um suporte importante aos alunos, desde as primeiras etapas do contato com a língua inglesa”, destacou.
A diretora pedagógica Edma Bacelar também acompanhou a cerimônia e ressaltou o impacto pedagógico da iniciativa. “A entrega dos livros de inglês é fundamental para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.
Eles oferecem uma base estruturada para as aulas, organizando os conteúdos de forma progressiva e coerente”, afirmou.
Mães e responsáveis participaram do evento e celebraram a novidade. Diana, mãe da aluna Sofia Antonella, do 4° ano, comentou.
“Eu acho muito importante, porque hoje tudo tem a língua inglesa — tecnologia, celular, enfim. E logo cedo eles estarem recebendo esse material na escola é essencial para o desenvolvimento e o futuro deles”.
Ana Paula Faria, mãe do aluno Luís Miguel, do 3°A, também aprovou o material. “Achei o material bem atrativo, com a ilustração chamativa e bonita para as crianças. Digno de material de escola particular”.
Material diferenciado para 1° e 2° anos
Os alunos do 1° e 2° anos também foram contemplados com materiais próprios dentro do programa. Para essas séries iniciais, o foco está no desenvolvimento da aprendizagem por meio de oficinas, jogos e brincadeiras.
Todas as turmas, do 1° ao 5° ano receberam atividades avaliativas que serão aplicadas ao longo do ano letivo, do 1° ao 4° bimestre, com o objetivo de acompanhar o desempenho dos estudantes.
Tina Paim, mãe da aluna Lorena Fernanda, do 1°B, elogiou a proposta. “Material didático muito bom, conteúdo, ilustração, tudo de maneira muito fácil ao aprendizado. Parabéns a todos que participaram desta inovação na língua inglesa”.
A entrega dos livros e atividades avaliativas faz parte de um conjunto de ações da Secretaria de Educação voltadas à valorização do ensino de línguas e à formação integral dos estudantes.