
Sob o tema “Aprender na prática: um encontro entre saberes e vivências”, o encontro visou na história, no conceito e na diversidade dos fanzines, uma produção artesanal e autoral que têm se consolidado como uma linguagem alternativa potente dentro do universo educacional. Os participantes refletiram sobre como os fanzines podem estimular a expressão individual, a co-criação coletiva e a apropriação crítica da leitura e da escrita pelos estudantes da EJA.
“Parabenizo a equipe pela oportunidade e por essa troca de experiência que vai ajudar muito as nossas cidades, as práticas pedagógicas em sala de aula, tanto para os jovens e adultos quanto para todas as etapas”, destacaram a supervisora Educacional de Campos do Jordão, Luciana Barros.
Cada educador foi convidado a criar seu próprio fanzine, experimentando a liberdade estética e a riqueza de formatos que essa mídia permite. A proposta foi fixada na ideia de que todo sujeito é produtor de cultura e conhecimento, destacando o zine como uma ferramenta pedagógica capaz de valorizar as trajetórias e os saberes dos estudantes jovens e adultos.
“Esse encontro mostra o quanto a EJA pode ser viva, criativa e transformadora. Investir na formação dos nossos educadores é também investir em cidadania e pertencimento para nossos estudantes”, afirmou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.
Para a diretora de Ação Educativa e Desenvolvimento Pedagógico, Edma Bacelar, “os fanzines são um convite à autoria e à escuta. Quando os educadores se abrem para novas linguagens, ampliam os horizontes pedagógicos e fortalecem a identidade dos alunos”.