publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda Educa Mais recebe educadores de Campos do Jordão e Tremembé

Os participantes refletiram sobre como os fanzines podem estimular a expressão individual, a co-criação coletiva e a apropriação crítica da leitura e da escrita pelos estudantes da EJA

Os participantes refletiram sobre como os fanzines podem estimular a expressão individual, a co-criação coletiva e a apropriação crítica da leitura e da escrita pelos estudantes da EJA. (Foto: divulgação)
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, na sexta-feira (23), às 9h, no Núcleo Avançado Pinda Educa Mais, um encontro que reuniu educadores de Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Tremembé para o alinhamento voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sob o tema “Aprender na prática: um encontro entre saberes e vivências”, o encontro visou na história, no conceito e na diversidade dos fanzines, uma produção artesanal e autoral que têm se consolidado como uma linguagem alternativa potente dentro do universo educacional. Os participantes refletiram sobre como os fanzines podem estimular a expressão individual, a co-criação coletiva e a apropriação crítica da leitura e da escrita pelos estudantes da EJA.

“Parabenizo a equipe pela oportunidade e por essa troca de experiência que vai ajudar muito as nossas cidades, as práticas pedagógicas em sala de aula, tanto para os jovens e adultos quanto para todas as etapas”, destacaram a supervisora Educacional de Campos do Jordão, Luciana Barros.

Cada educador foi convidado a criar seu próprio fanzine, experimentando a liberdade estética e a riqueza de formatos que essa mídia permite. A proposta foi fixada na ideia de que todo sujeito é produtor de cultura e conhecimento, destacando o zine como uma ferramenta pedagógica capaz de valorizar as trajetórias e os saberes dos estudantes jovens e adultos.

“Esse encontro mostra o quanto a EJA pode ser viva, criativa e transformadora. Investir na formação dos nossos educadores é também investir em cidadania e pertencimento para nossos estudantes”, afirmou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.

Para a diretora de Ação Educativa e Desenvolvimento Pedagógico, Edma Bacelar, “os fanzines são um convite à autoria e à escuta. Quando os educadores se abrem para novas linguagens, ampliam os horizontes pedagógicos e fortalecem a identidade dos alunos”.

Botão Voltar ao topo