
O Conselho Municipal de Saúde (COMUS) e o Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba participaram, na quinta-feira (22), da Conferência de Saúde de Lorena, que reuniu autoridades, especialistas e conselhos regionais para discutir políticas públicas da saúde.
A conferência contou com a presença do prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, da secretária de Saúde, Denise Bueno, e do palestrante Dr. Belfari Garcia Guiral, que trouxe importantes reflexões sobre os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Representando o COMUS de Pindamonhangaba, estiveram presentes o presidente Alexandre Silva e as conselheiras Edvania Moraes e Elaine Aparecida; pelo Conselho da Comunidade Negra, estavam Célio Lopes e o assessor José Wilton de Oliveira.
Durante o evento, foram debatidas estratégias de fortalecimento do SUS, com foco em ações regionais integradas e atenção às especificidades da população negra no contexto da saúde pública.
Para o presidente do COMUS, Alexandre Silva, participar da conferência foi “uma iniciativa essencial para o munícipio, pois fortalece o diálogo entre os conselhos, amplia o acesso à informação e contribui para a construção de políticas públicas mais eficazes e inclusivas.
O trabalho conjunto entre os dois conselhos, especialmente nas ações de prevenção às doenças que afetam homens e mulheres negras, é fundamental para promover a equidade no acesso à saúde”, destacou.