publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí: Semeadores da Paz lança projeto-piloto com ampliação de formação contra bullying nas escolas

(Foto: Divulgação/PMJ)

Uma nova iniciativa de combate ao bullying está nascendo dentro das salas de aula, em Jacareí. O programa “Semeadores da Paz”, importante ferramenta de conscientização da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, lançou nesta segunda-feira (26) um projeto-piloto em parceria com a Secretaria de Educação para aprofundar o tema e estimular o respeito ao próximo nas escolas municipais.

A nova proposta foi chamada de “Faça amigos, não faça bullying” e representa uma ramificação do programa principal.

Hoje, ao receber os guardas civis municipais integrantes do “Semeadores da Paz”, os alunos têm duas apresentações sobre temas como números de atendimento em emergências, combate à dengue e o próprio bullying. Já neste novo projeto, devem ser cinco visitas em sala de aula para abordar o bullying de forma ampla e abrangente.

A primeira escola a receber o novo projeto é a EMEF Hugo Del Mônaco, no Bela Vista. Durante as aulas, as crianças devem compreender os tipos e o impacto do bullying, trabalhar o tema da empatia, habilidades de autocontrole e como lidar com as emoções, além de como se defender e pedir ajuda neste tipo de situação.

As atividades incluem rodas de discussões, trabalhos manuais com folhas sulfite e cartolinas, além de dinâmicas em grupo, por exemplo.

“Nós sabemos da preocupação dos pais, das crianças e de toda a comunidade escolar em relação ao bullying. Por isso, acreditamos que, quanto mais conseguirmos aperfeiçoar o trabalho do tema, mais resultados positivos podemos alcançar.

A prevenção é sempre o melhor caminho”, explicou Marcel Gonzales Silva, Supervisor da Unidade de Projetos Especiais da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão.

Semeadores da Paz

O programa teve início em 2003 e ocorre durante todo o ano letivo para estudantes das turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O objetivo é atuar na formação de cidadãos que priorizem a empatia, o respeito ao próximo e o bem-estar comum, além de pessoas preparadas para lidar com intercorrências no cotidiano.

Botão Voltar ao topo