publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda: Secretaria de Meio Ambiente e Escola Bom Jesus promovem ciclo de palestras sobre reciclagem

(Foto: Divulgação/PMP)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de Pindamonhangaba, em parceria com a Escola Bom Jesus, realizou na última semana um ciclo de palestras sobre reciclagem e gestão de resíduos.

O evento, que teve como objetivo celebrar o Dia da Reciclagem, contou com a participação de alunos do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, abrangendo todas as faixas etárias da instituição.

O objetivo principal das palestras foi conscientizar os estudantes sobre a relevância da reciclagem, a destinação correta do lixo e a importância dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

A iniciativa reforça o compromisso da comunidade escolar com a educação ambiental e a formação de cidadãos mais conscientes.

Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Jonas Caçador e Silvia Vieira Mendes, foram os responsáveis por conduzir as atividades, adaptando a linguagem para cada público.

Para os mais novos, a abordagem foi lúdica e interativa, com músicas e exemplos práticos sobre como separar o lixo em casa. Já para os alunos do Ensino Médio, a discussão aprofundou-se em temas como o impacto ambiental dos resíduos, separação dos resíduos e PEV.

“É fundamental que a consciência ambiental comece desde cedo. Se plantarmos essa sementinha agora, teremos uma geração de adultos que realmente farão a diferença no futuro”, afirmou o técnico Jonas Caçador, ressaltando a importância de envolver as crianças na temática da reciclagem.

A técnica Silvia Mendes complementou, destacando a importância da colaboração de todos. “A destinação correta dos resíduos não é apenas uma responsabilidade das autoridades, mas de cada um de nós.

Os PEVs são ferramentas essenciais para que todos possam contribuir de forma efetiva com a reciclagem e a preservação do nosso meio ambiente”, destacou a técnica.

Durante o ciclo de palestras, foram apresentados exemplos de materiais recicláveis e alguns que achamos que são recicláveis mas não são, como por exemplo: papel e plástico de embalagem de medicamentos.

Além disso, os alunos aprenderam sobre os tipos de resíduos que não podem ser descartados no lixo comum, como pilhas, baterias e eletroeletrônicos, e onde podem ser entregues nos PEVs da cidade.

O sucesso do ciclo de palestras na Escola Bom Jesus demonstra que a educação ambiental, pode ser um poderoso agente de transformação social, preparando as novas gerações para um futuro mais sustentável.

Botão Voltar ao topo