
Nos dias 8 e 9 de maio, o Comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME), General de Divisão Juraci Ferreira Galdino, esteve na capital do Amazonas para discutir com autoridades e instituições parceiras o projeto de implantação do Instituto de Pesquisa do Exército na Amazônia (IPEAM), que tem como objetivos apoiar atividades de extensão do IME, criar um curso de pós-graduação visando à defesa, à soberania e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia e realizar desenvolvimento científico-tecnológico nas áreas de inteligência artificial, tecnologias quânticas, biotecnologia e transição energética.
Inicialmente, o comandante do IME se reuniu com a equipe do IPEAM em sua sede provisória no 4º Centro de Geoinformação do Exército. Lá mostrou que o projeto de implantação do IPEAM tem duração prevista de 6 anos, mas são previstos resultados intermediários ao longo desse período. Detalhou os subprojetos, apresentando cronogramas, metas e fatores críticos de sucesso desse empreendimento.
No Comando Militar da Amazônia, o General Galdino reuniu-se com o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, com o Senador Eduardo Braga e com o CEO da Rede Amazônica, afiliada da Globo, Phelippe Daou Jr. “O projeto pretende criar o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Defesa, buscando contribuir para a defesa, para a soberania e para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, seguindo o modelo de Escola Empreendedora e Escola Corporativa do Instituto Militar de Engenharia”, destacou o comandante do IME.
Na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), foram discutidas possibilidades de cooperação, como o apoio de pesquisadores dessas instituições nas vindouras missões do IPEAM. Nesse sentido, destacou-se a parceria com a UEA para as atividades de reforço do ensino médio e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, ambas visando promover a inclusão educacional na área de exatas em escolas públicas do Amazonas, particularmente em localidades isoladas da região. Destacou-se, também, a participação da UFAM no projeto de pesquisa e desenvolvimento de enxame de drones liderado pelo IME, empreendimento que conta com fomento do MCTI/FINEP.
Como forma de divulgar esse importante projeto, o comandante do IME concedeu uma entrevista para o programa Meio Dia com Jeferson Coronel. Durante sua explanação ao jornalista, explicou como será o processo de implantação do IPEAM, enfatizando que a cooperação com as instituições regionais é essencial para o sucesso do IPEAM. Por fim, ressaltou que a iniciativa valoriza ciência, tecnologia e inovação, gerando impactos positivos tanto no setor civil quanto no militar.