
A ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), unidade especializada da Guarda Civil Municipal de Taubaté, iniciou, nesta segunda-feira (19), a operação de mais uma viatura, uma Mitsubishi L200.
O veículo, que já integrava a frota da GCM, foi reformulado com a identidade visual da unidade e passou a compor o patrulhamento ostensivo da corporação.
A estreia ocorreu durante uma operação integrada de fiscalização a desmanches irregulares de veículos no município, que mobilizou diferentes órgãos, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros e equipes de fiscalização da Prefeitura.
Com a entrada da caminhonete, a ROMU passa a contar com duas viaturas de atuação: a nova L200 e uma TrailBlazer blindada, apresentada durante o lançamento oficial da unidade em abril.
A ampliação da frota fortalece a capacidade de resposta da equipe em operações de maior complexidade.
A criação da ROMU é parte de um conjunto de ações da Prefeitura para reforçar a segurança pública. O grupo é formado por dez agentes que passaram por capacitação específica em patrulhamento tático, abordagem veicular, segurança em paradas operacionais, além de módulos teóricos sobre ética policial, direitos humanos e legítima defesa.
Os agentes utilizam fardamento preto, coletes táticos, boinas e armamento de alto desempenho. O arsenal inclui pistolas Beretta APX 9mm e carabinas CT 9mm, adquiridas com recursos federais por meio do Ministério da Justiça, via emendas parlamentares.