publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Boeing traz a São José experiência aeronáutica imersiva

Alunos da escola estadual Maria Dolores participam de atividades do Newton in Box no Aeroporto de São José

Alunos da escola estadual Maria Dolores participam de atividades do Newton in Box no Aeroporto de São José - Foto: PMSJC
Alunos da escola estadual Maria Dolores participam de atividades do Newton in Box no Aeroporto de São José – Foto: PMSJC

Alunos da rede pública e particular de São José dos Campos terão a oportunidade de experimentar atividades práticas imersivas de aviação, como simuladores de voo e exploração aerodinâmica.

O programa chamado da “Newton in Box” é uma iniciativa da Boeing em parceria com a ONG norueguesa FIRST Scandinavia e já foi realizado em diversos países da Europa e China. São José é a primeira cidade do Hemisfério Sul a receber o programa.

As atividades, que seguem até o dia 6 de junho, estão acontecendo no saguão do aeroporto e contam com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e a concessionária SJK Airport.

O programa traz o conceito STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e tem como objetivo levar experiências inovadoras de aprendizado prático aos alunos do ensino médio de São José.

O lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira (20) com a presença de representantes da Boeing, da FIRST, do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, do presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Roberto Honorato, e autoridades municipais.

Experiência

Estudante do 2º ano da escola estadual Maria Dolores Madureira, Giovana Vitória, 16 anos, estava fascinada ao experimentar a simulação de voo.

“É algo novo e foi maravilhosa a experiência. Tive a visão do aeroporto, de tudo ao redor. Como eu ainda não defini qual carreira quero seguir, fiquei pensando que a aviação é uma alternativa para mim”, disse Giovana.

O CEO da Boeing Brasil e presidente da companhia para a América Latina e Caribe, Landon Loomis, afirmou que a escolha de São José dos Campos para sediar o programa tem relação com a vocação aeronáutica da cidade.

“Esta iniciativa faz parte do nosso compromisso mais amplo de promover a educação STEM, expandir o acesso a oportunidades e construir parcerias que apoiem o futuro da aviação e da tecnologia em São José dos Campos e região”, afirmou.

São José foi escolhida pela Boeing para sediar o seu Centro de Engenharia e Tecnologia no Brasil dentro de um programa que prevê a ampliação de investimentos estratégicos no país. O espaço foi inaugurado em outubro de 2023.

Botão Voltar ao topo