
Integrando a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) realizou na última semana, de 12 a 16/5, diversas atividades culturais.
Todos os dias, o Museu recebeu representantes das Comunidades Caiçaras de Caraguatatuba para rodas de conversa com a população.
Participaram Ladsla Coelho Crispim, do Porto Novo; José Luiz Alves, da Cocanha; Miguel Andrade e Vanderléia Alves dos Santos, do Massaguaçu; e Antônio Cortez do Espírito Santo, Benedito Francisco do Espírito Santo e Isaías Costa, do Camaroeiro. Os encontros contaram com a participação dos “Dois velhinhos pelo mundo”, Julio e Débora D’Zambê.
Além dos encontros, o público pôde assistir a documentários que retratam o cotidiano, as festas, a religiosidade e os modos de vida das comunidades tradicionais caiçaras.
A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, realizado em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.
A iniciativa é uma oportunidade para que os museus possam se conectar com a comunidade local, aumentando sua visibilidade e fortalecendo seu papel como centros de preservação e disseminação do conhecimento.
Por meio dessa celebração, busca-se democratizar o acesso à cultura, promover a preservação do patrimônio histórico e estimular a educação e a reflexão sobre temas culturais relevantes para a sociedade.
No Macc, os visitantes também puderam visitar as três exposições em cartaz, que são “Edna Lins – Tributo”, em homenagem à memória da pintora, em uma seleção especial de suas obras; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual, Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma compilação de gravuras do artista espanhol Francisco de Goya. As mostras podem ser conferidas até 21/6, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
O museu está localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3883-9980.