publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião lança boletim mensal com dados turísticos analisados pelo Observatório Municipal de Turismo

(Foto: Divulgação/PMSS)

A partir de maio, a Prefeitura de São Sebastião, por meio do Observatório de Turismo da Secretaria de Turismo (Setur), publicará boletins mensais com indicadores que possibilitam análises do impacto na economia local e geração de empregos no município.

Esses dados, coletados por servidores do Observatório por meio de pesquisas com turistas e moradores, servirão de base para estratégias de ação, promoção, planejamento e futuros investimentos públicos e privados.

No mês de abril, o município de São Sebastião foi palco de relevantes eventos como o WSL – QS 6.000 em Maresias, o Mundial de Beach Tennis, o Campeonato Paulista de Taekwondo, o Circuito Mares, além do Luau na praia de Maresias e do Arrastão.

Essas ações contribuíram para um aumento significativo na média da taxa de ocupação hoteleira em abril, que atingiu 55% em todo o município. O resultado supera os índices registrados no mesmo período de 2024, com 40,22%, e de 2023, com 38,77%.

O faturamento das Atividades Características do Turismo (ACTs) cresceu 35,24% e o ISS turístico teve aumento de 21,38% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Foram identificadas a presença de turistas de diferentes regiões brasileiras como Rio Grande do Norte, Goiás, Santa Catarina, além de visitantes internacionais vindos de países como Itália, Estados Unidos, Suíça e Portugal.

Entre os destaques do período, está a realização de 18 casamentos nas praias de São Sebastião, evidenciando o município como destino turístico e de eventos.

O boletim apresenta ainda outras análises relevantes, como a taxa de ocupação hoteleira nas regiões Norte, Centro e Costa Sul; número de meios de hospedagem e leitos disponíveis; perfil do público dos eventos; dados sobre ecoturismo; entrada de veículos de fretamento; geração de empregos formais, entre outros. Todos os dados estão disponíveis no link https://www.turismosaosebastiao.com.br/monitores-credenciados.

Vale ressaltar que São Sebastião integra um seleto grupo de apenas 19 cidades paulistas que mantêm um observatório de turismo em funcionamento, colaborando ativamente com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), por meio do fornecimento contínuo de dados e indicadores atualizados.

Além disso, o Observatório de Turismo de São Sebastião faz parte da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), um espaço colaborativo dedicado à pesquisa, produção de estatísticas, estudos e inteligência de mercado para fortalecer o setor turístico em todo o país.

Botão Voltar ao topo