
A Polícia Militar deteve quatro homens suspeitos de soltarem um balão de 18 metros em uma área de conservação na região do Parque do Pedroso, em Santo André, no ABC Paulista, no domingo (18). Os envolvidos foram multados em R$ 40 mil.
As equipes foram acionadas pelo Copom Ambiental após uma denúncia informar sobre a queda de um balão de grande porte na região. Quando chegaram ao local, recolheram o item e iniciaram as buscas pelos responsáveis.
Os policiais passaram mais de uma hora e meia na mata, quando encontraram quatro homens carregando partes do balão, além de bandeira, arreio, boca e cangalha, materiais usados como suporte do utensílio.

Eles foram abordados e autuados por infração ambiental, com multa de R$ 40 mil. Posteriormente, os suspeitos foram levados ao 6° Distrito Policial de Santo André.
O delegado responsável elaborou um documento oficial e encaminhou à Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) e ao Ministério Público sobre crime cometido com base na lei que pune a fabricação, venda, transporte e soltura de balões que possam provocar incêndios em florestas ou vegetações (artigo 42 da Lei nº 9.605/98).