
A Prefeitura de Ilhabela iniciou na última sexta-feira (9) o projeto “Futuros Campeões”, voltado ao desenvolvimento integral de jovens velejadores do município.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Escola de Vela Lars Grael, visa oferecer acompanhamento nutricional, psicológico e técnico a atletas de alto rendimento.
Cinco velejadores da categoria ILCA foram selecionados para essa primeira etapa, com base em seus resultados em competições e histórico de dedicação ao esporte.
O projeto começou com uma palestra da nutricionista esportiva Junia Toscano de Britto Gobbi Fernandes, que falou sobre temas fundamentais como a importância dos macronutrientes, hidratação, qualidade do sono, atividade física e os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde física e mental.
“O objetivo é ir além do apoio financeiro que alguns atletas já recebem, profissionalizando o suporte oferecido.
Ao identificar hábitos alimentares inadequados, este projeto surge como o primeiro passo para oferecer um acompanhamento especializado e promover mudanças efetivas na rotina dos atletas”, afirmou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Júlio Cezar De Tullio Junior.
Segundo ele, a escolha por um grupo menor neste início permite um trabalho mais focado.
“Começamos com cinco atletas da mesma categoria, justamente para garantir um trabalho mais direcionado nesse primeiro momento. No próximo dia 23, eles participarão de uma palestra com um psicólogo.
Países como os Estados Unidos têm esse tipo de suporte como parte da rotina dos atletas olímpicos. É fundamental saber lidar com a pressão e ter gatilhos mentais para manter o foco, mesmo quando algo sai do planejado durante uma prova”, completou.
Os jovens atletas contemplados nesta primeira fase do projeto são:
– Cláudio Spaggari Ostheimer Junior (27/07/2008)
– Gabriella Ono Sasaki de Souza (10/11/2010)
– Manuelle Ono Sasaki de Souza (10/11/2010)
– Felipe Baszynski Fridrich (24/06/2009)
– Erik Scheidt (21/08/2009)