publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pindamonhangaba promove prevenção à hipertensão e diabetes com a Unitau

A ação será gratuita e aberta para todos os públicos, sem restrição de idade

A ação será gratuita e aberta para todos os públicos, sem restrição de idade. (Foto: Vitor Carvalho -COMUNITAU)

Com foco na promoção da saúde, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, em parceria com o curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), promove, entre os dias 13 e 14 de maio, das 8 às 17 horas, a 37ª Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes, na Praça Monsenhor Marcondes. Os atendimentos serão realizados por estudantes de medicina.

A ação será gratuita e aberta para todos os públicos, sem restrição de idade. A população é convidada a realizar testes de pressão arterial e glicemia, com o objetivo de identificar casos de hipertensão e alterações glicêmicas. Caso algum teste apresente alteração, um médico estará presente para orientar e realizar o cadastro dos participantes, com o encaminhamento posterior para continuidade do acompanhamento nas unidades de saúde da cidade.

A secretária de Saúde, Silvia Mendes, destaca a importância da iniciativa e da parceria inédita. “Essa ação é uma oportunidade importante para que as pessoas possam cuidar da própria saúde de forma simples e gratuita. Estamos muito felizes em contar, pela primeira vez, com essa parceria com a UNITAU, que chega para fortalecer nosso trabalho e ajudar a atender ainda mais moradores da cidade”.

Essa é a primeira vez que Pindamonhangaba realiza a Semana de Prevenção à Hipertensão e Diabetes em parceria com a UNITAU, ampliando o alcance e a qualidade dos atendimentos oferecidos à população.

“Os alunos do Departamento de Ciências Médicas da UNITAU buscam secretarias de saúde parceiras e, à medida que elas aceitam, o evento vai até esses municípios. A recepção é sempre muito valiosa, tanto para os participantes quanto para os alunos. Durante a anamnese e os procedimentos, os alunos percebem que os participantes ficam bastante atentos às orientações de prevenção”, relata a docente envolvida na ação, Profa. Ma. Aline Lino Balista.

Botão Voltar ao topo