
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu duas importantes capacitações voltadas ao fortalecimento da rede de cuidados no município, uma para os pais das crianças atendidas no CAPS Infantil com foco em primeiros socorros, e outra para os profissionais de enfermagem da Atenção Básica, sobre boas práticas em curativos.
No dia 28 de abril, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil) realizou um curso de prevenção de acidentes domésticos.
A ação, voltada aos pais e responsáveis, aconteceu enquanto aguardavam o atendimento das crianças.
Os participantes receberam orientações sobre manobras de desengasgo e manejo de crise convulsiva, ministradas pelo Cabo Renato Junior, do Corpo de Bombeiros, com demonstrações práticas e linguagem acessível.
A diretora de Atenção Especializada, Lilian Bassanelo, destacou a importância da iniciativa. “Capacitar os pais é investir na segurança e no bem-estar das nossas crianças. A prevenção ainda é a melhor forma de cuidar”.
Já, na terça-feira (6), foi realizada uma capacitação técnica para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem da Atenção Básica, com o tema Boas Práticas em Curativos, conduzido pela coordenadora do Centro de Especialidades Médicas, Ana Carla Claro, e o encontro teve a participação de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem do departamento de Atenção Básica à Saúde.
Foram abordados temas sobre avaliação clínica de feridas, escolha de coberturas, técnicas corretas de curativo e troca de experiências entre os profissionais.
A assessora de Atenção Básica, Ticiane Marques, reforçou a importância da qualificação sobre “capacitações como esta são fundamentais para fortalecer a prática clínica dos profissionais, garantir a qualidade do cuidado e promover melhores desfechos para os pacientes atendidos na Atenção Primária à Saúde”.