
O Programa Bombeiro na Escola, que visa promover a educação sobre segurança e prevenção de acidentes, certificou 95 alunos da Emefi Profª Mercedes Rachid Edwards, localizada no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos.
O evento aconteceu nesta terça-feira (7) marcando a conclusão de mais uma edição do programa, com atividades envolvendo estudantes dos 4º, 5º, 6º, 7º 8º e 9º anos da rede de ensino municipal.
O programa é uma parceria entre a Prefeitura, o 11º Grupamento de Bombeiros do Vale do Paraíba e a 1ª Estação de Bombeiros do Subgrupamento. A cerimônia de certificação contou com a presença de autoridades municipais, professores, equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, alunos e familiares.
As ações educativas são realizadas em escolas municipais de Ensino Fundamental Integral e têm como objetivo ensinar os alunos sobre segurança e como agir em situações de emergência, como acionar o Corpo de Bombeiros, rotas de fuga, prevenção de afogamentos, acidentes domiciliares entre outras lições muito importantes.
Importância do programa para a comunidade escolar
O bombeiro educador cabo Alex destacou o engajamento dos alunos durante as atividades. “Foi muito gratificante ver a participação ativa de todos os alunos.
Eles aprenderam não só sobre segurança, mas também sobre a importância de ajudar o próximo, ajudar os próprios pais e também se manter preparados em situações de emergência. Esse aprendizado pode refletir diretamente nas famílias e na comunidade escolar, eles são muito aplicados”, afirmou.
Depoimentos dos alunos
Os alunos da EMEFI Profª Mercedes Rachid Edwards expressaram entusiasmo pela conclusão do curso. Dafny Belle, de 10 anos, do 5º ano, falou sobre a importância da experiência. “Foi muito legal participar do programa. Aprendemos a importância de saber o que fazer em situações de perigo, como um incêndio, e também a importância de ajudar as outras pessoas”, disse.
Guilherme Alexandre, também de 10 anos e colega de Dafny no 5º ano, complementou: “Eu gostei muito de aprender como agir em situações de emergência, como se proteger e acionar o número da polícia caso precise”.
Já a Naiara Silva, de 9 anos, estudante do 4º ano, ressaltou a importância do respeito e do aprendizado, “Aprendi a respeitar as regras e como agir se tiver um incêndio de verdade. Eu gostei muito, é uma boa oportunidade para aprendermos desde pequenos a estar preparado”, concluiu Naiara.
O Programa Bombeiro na Escola tem sido um sucesso, não apenas em São José dos Campos, mas também no impacto positivo nas famílias e na comunidade escolar, além de ensinar noções de segurança, o programa reforça valores como solidariedade, respeito e responsabilidade.