
A atual edição do programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) beneficiará 18 estudantes da região do Vale do Paraíba. Eles estão entre os 354 selecionados em todo o Estado de São Paulo – 337 alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), além de 17 monitores. Os contemplados embarcam em maio para a Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda, onde farão cursos intensivos de inglês ou espanhol. A seleção foi baseada no desempenho acadêmico nas modalidades presencial e a distância durante o ano letivo de 2024.
“Essa viagem será o apogeu da minha vida até agora”, afirma João Pedro Jordão Pereira, de 17 anos, aluno do curso técnico de Administração na Etec. Será sua primeira viagem internacional, algo que sempre sonhou. “Nunca imaginei que teria essa chance tão cedo.” João mora com os pais, irmã e sobrinho e está ansioso para viver essa experiência transformadora.
Para Artur Fagundes Guimarães, de 22 anos, a expectativa é de reviver e aprofundar uma experiência marcante. Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec Taubaté, ele já participou de um intercâmbio nos Estados Unidos durante o ensino médio. “Foram os 15 dias mais significativos para meu inglês. Agora, com uma imersão ainda maior, espero evoluir muito mais”, conta. Artur trabalha na área de TI da Johnson & Johnson e mora com os pais em São José dos Campos.
A oportunidade também representa uma conquista pessoal para Renata Xavier de Oliveira, 22, aluna do 6º semestre de Gestão Empresarial na Fatec São José dos Campos. “É minha primeira viagem internacional, e acredito que essa vivência será marcante tanto na minha vida pessoal quanto profissional”, afirma. Atualmente, trabalha com Sustentabilidade e mora sozinha.
Do litoral norte, Nyvea Thamaha Freitas de Souza, 17 anos, estudante do M-Tec-PI em Meio Ambiente na Etec de Caraguatatuba, comemora a chance inédita de cruzar fronteiras. “Nunca imaginei ganhar uma viagem tão especial. É a realização de um sonho.” Ela mora com a mãe e dois irmãos e dedica-se exclusivamente aos estudos.
David Rafael de Freitas Teodoro, de 16 anos, é aluno do Ensino Médio Integrado ao Técnico na Etec de Cachoeira Paulista. “Essa será minha primeira viagem internacional, e representa um divisor de águas na minha vida”, afirma. Apaixonado por inglês desde a infância, David começou como autodidata e hoje estuda em um curso para obter certificação. “Sei que essa experiência trará amadurecimento pessoal e crescimento profissional.”
Selecionados da região
Além dos depoimentos, estudantes contemplados são oriundos dos cursos superiores de tecnologia das Fatecs de Taubaté, São José dos Campos, Guaratinguetá, Cruzeiro, Jacareí e São Sebastião, e dos cursos técnicos ou Ensino Médio integrado ao Técnico das Etecs de Cruzeiro, Jacareí, Guaratinguetá, Caçapava, São José dos Campos, São Sebastião, Pindamonhangaba, Taubaté, Caraguatatuba, Cachoeira Paulista e Lorena. A diversidade de trajetórias evidencia o impacto do programa, que promove o intercâmbio cultural e acadêmico entre jovens paulistas.