Concurso do Exército abre 1.125 vagas para sargentos de carreira

Os interessados devem participar do concurso público de admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das áreas Geral, Música e Saúde

(Foto: Centro de Comunicação Social do Exército)

O Exército Brasileiro está com inscrições abertas para quem quer ser sargento de carreira. Os interessados devem participar do concurso público de admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das áreas Geral, Música e Saúde. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio de 2025, por meio do site oficial do concurso: https://concursocfgs-esa.eb.mil.br.

Ao todo, são oferecidas 1125 vagas distribuídas da seguinte forma: na área Geral, são 910 vagas para candidatos do sexo masculino e 105 para candidatas do sexo feminino. Para a área de Música, há 30 vagas para ambos os sexos, e na área de Saúde, são 80 vagas, também para homens e mulheres. Em todas as áreas, 20% das vagas são reservadas para candidatos negros e pardos.

Os candidatos aprovados no Exame Intelectual e Exame de Habilitação Musical, realizado apenas por aqueles inscritos na área de Música, serão convocados para a segunda etapa composta por Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física. Os aprovados nas etapas anteriores, participarão da Avaliação Psicológica. Por fim, aqueles que estiverem dentro do número de vagas previstas, serão chamados a comprovar os requisitos para a matrícula.

Para concorrer, os candidatos de todas as áreas devem ter, no mínimo, 17 anos de idade. A idade máxima para a área Geral é de 24 anos, enquanto para as áreas de Música e Saúde é de 26 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Além disso, os aprovados no Exame Intelectual deverão comprovar a conclusão do Ensino Médio por meio de diploma, certificado ou histórico escolar. Candidatos à área de Saúde também precisarão apresentar certificado ou declaração de conclusão de curso técnico ou superior em Enfermagem.

Os candidatos que forem classificados dentro do número de vagas serão designados pela Escola de Sargentos das Armas (ESA), conforme sua classificação final no Exame Intelectual e suas opções de escolha, para uma das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército. A designação será publicada no Diário Oficial da União e no site da ESA.

O edital completo do concurso, com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo, requisitos, cronograma e conteúdo programático, está disponível no site oficial do concurso.

Botão Voltar ao topo