
A Secretaria de Habitação de Pindamonhangaba tem desempenhado um papel fundamental na captação de recursos e na estruturação de projetos habitacionais alinhados às diretrizes dos programas federais e estaduais.
No caso do programa “Minha Casa, Minha Vida”, tanto na modalidade urbana quanto rural, a pasta atua na viabilização de áreas para construção, na intermediação de financiamentos e na adequação dos empreendimentos às necessidades locais.
Já o Programa Casa Paulista, Carta de Crédito Imobiliário e Apoio Município – Cheque Paulista, entre outros programas do governo estadual a parceria complementa o valor do financiamento, garantindo melhores condições de acesso à moradia para famílias de baixa renda.
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) segue com sua missão de construir empreendimentos sustentáveis e na infraestrutura adequada para os novos moradores.
As construtoras desempenham um papel essencial na execução dos projetos habitacionais, assegurando qualidade, prazos e inovação sustentável.
A parceria com a Secretaria de Habitação proporciona segurança jurídica, incentivos financeiros e viabilidade técnica para novos empreendimentos, além de garantir moradias com infraestrutura completa e a formação de comunidades planejadas.
A integração entre os governos municipal, estadual e federal amplia as oportunidades de financiamento habitacional, reduzindo o déficit de moradias e melhorando a qualidade de vida da população de baixa renda tenham acesso à casa própria com condições facilitadas de pagamento, por meio de programas como o Minha Casa, Minha Vida e os incentivos do Casa Paulista e Cheque Paulista.
Diante desse cenário, a Secretaria de Habitação reforça a importância do diálogo contínuo com o setor da construção civil para identificar novas oportunidades de parceria, garantindo o sucesso dos programas habitacionais e o direito fundamental à moradia digna.
“A habitação é um direito essencial, e nossa missão é criar soluções viáveis para garantir moradias dignas às famílias. Com essa ação conjunta e planejada, a Secretaria seguirá avançando, promovendo inclusão e desenvolvimento urbano sustentável à população”, disse o secretário da pasta, Francisco César ‘Chicão’.