Projeto Básico para restauração do Monumento aos Pracinhas está pronto

A ocasião foi marcada por uma solenidade realizada na Sala Histórica Dom João VI, no Palácio Duque de Caxias em que o General de Brigada Eduardo Lima de Medeiros, Diretor de Obras Militares, e o Coronel Marton Daniel Grala, Comandante do 5º Gpt E, realizaram a entrega dos projetos para o General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe do DECEx.

A ocasião foi marcada por uma solenidade realizada na Sala Histórica Dom João VI, no Palácio Duque de Caxias em que o General de Brigada Eduardo Lima de Medeiros, Diretor de Obras Militares, e o Coronel Marton Daniel Grala, Comandante do 5º Gpt E, realizaram a entrega dos projetos para o General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe do DECEx. (Foto: Divulgação/EB)

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) recebeu o Projeto Básico para revitalização do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSG). A ocasião foi marcada por uma solenidade realizada na Sala Histórica Dom João VI, no Palácio Duque de Caxias em que o General de Brigada Eduardo Lima de Medeiros, Diretor de Obras Militares, e o Coronel Marton Daniel Grala, Comandante do 5º Gpt E, realizaram a entrega dos projetos para o General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe do DECEx.

Consolidando as ações para restauração do “Monumento aos Pracinhas”, a Diretoria de Obras Militares (DOM), do Departamento de Engenharia e Construção, realizou o projeto sobre a plataforma em balanço. O 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E), do Comando Militar do Leste, por sua vez, ficou responsável pelos projetos de acessibilidade, obras de arte, escadaria e impermeabilização da plataforma e do lago.

Durante a cerimônia, também estiveram presentes o Assessor Especial do Estado-Maior do Exército, General de Exército Veterano Laerte de Souza Santos e outras autoridades militares. O General de Exército Carlos Machado destacou a importância desta fase do projeto, visando à conservação do legado da Força Expedicionária Brasileira (FEB). “Estamos fazendo uma conjunção de esforços com a finalidade de mostrar a importância espetacular que este Monumento tem, principalmente neste ano em que estamos celebrando os 80 anos da vitória da FEB”, declarou.

A Coronel Ana Maria Abreu Jorge Teixeira, Subdiretora da DOM apresentou as medidas necessárias para a restauração do Monumento, detalhando o planejamento para todos os presentes no evento.“Nós entendemos que é importante envolver a população neste processo de reforma, é importante que a sociedade veja que está sendo feito um resgate da memória e da história dos heróis da Segunda Guerra Mundial. Entregamos o projeto dentro do prazo estabelecido com grande satisfação”, pontuou.

Botão Voltar ao topo