publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ucrânia e EUA iniciam conversas sobre fim da guerra, horas após ataque com drones

Saiba mais sobre a reunião para paz na Ucrânia e os esforços dos EUA para encerrar o conflito com a Rússia

O secretário Marco Rubio e o conselheiro de Segurança Nacional Mike Waltz se encontram com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, o chefe do Gabinete Presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, e o ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, em Jeddah, Arábia Saudita, em 11 de março de 2025. (Foto oficial do Departamento de Estado por Freddie Everett)

Representantes de alto escalão da Ucrânia e dos Estados Unidos iniciaram conversas nesta terça-feira (11) sobre formas de encerrar a guerra de três anos da Rússia contra Kiev, em reunião na Arábia Saudita, horas após forças aéreas russas abaterem 343 drones ucranianos no maior ataque do gênero desde que o Kremlin ordenou a invasão do país vizinho.

Três pessoas foram mortas e 18 ficaram feridas, incluindo três crianças, no ataque de drones que atingiu 10 regiões russas, segundo autoridades. A Rússia, por sua vez, lançou 126 Shaheds e outros tipos de drones, além de um míssil balístico na Ucrânia hoje, de acordo com a força aérea ucraniana.

Na cidade saudita de Jedá, no Mar Vermelho, jornalistas tiveram breve acesso à sala onde uma delegação ucraniana se reunia com o principal diplomata dos Estados Unidos para dialogar sobre o fim do maior conflito a irromper na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, sorriu para as câmeras e, ao ser perguntado sobre suas expectativas para a reunião, fez um sinal de positivo e respondeu: “boas”.

No outro lado da mesa, autoridades ucranianas, incluindo o principal diplomata e chefe de defesa do país, não se manifestaram no início da reunião. Também não houve comentários imediatos de autoridades ucranianas ou americanas sobre o ataque de drones de mais cedo. Fonte: Associated Press.

Botão Voltar ao topo