publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Líderes europeus devem assumir responsabilidade de defesa do continente, diz secretário dos EUA

O integrante do governo norte-americano sugeriu que os EUA gastam mais para proteger a Europa do que os próprios europeus

O secretário de Defesa Pete Hegseth se reúne com tropas designadas ao Grupo de Controle de Chegada/Partida do Campo de Aviação em Fort Bliss, Texas, em 3 de fevereiro de 2025. (Foto: Suboficial de 1ª classe da Marinha Alexander Kubitza, DOD)

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, pediu que os membros europeus da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aumentem seus investimentos na defesa do continente europeu, ressaltando que é necessário “fazer a Otan grande de novo”. O integrante do governo norte-americano sugeriu que os EUA gastam mais para proteger a Europa do que os próprios europeus, ao afirmar que são “o país que mais investe em Defesa entre todos os membros da Otan”.

“Não estamos abandonando nossos parceiros da Europa, mas a Europa e a Otan precisam gastar mais com Defesa”, afirmou Hegseth. “Os líderes europeus devem assumir a responsabilidade principal pela defesa de seu próprio continente”, completou o secretário em coletiva de imprensa após encontro da Otan.

Hegseth garantiu que os EUA continuarão com “investimentos robustos” em Defesa, de cerca de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano, destacando a importância de manter um sistema de defesa forte, “mesmo que não seja preciso usá-lo”.

Em seguida, ele voltou a incentivar os aliados europeus a fazerem o mesmo.

Botão Voltar ao topo