Arthur Elias recebeu na noite desta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro, o troféu de Melhor Treinador Coletivo no Prêmio Brasil Olímpico 2024. Ele foi eleito por um colegiado formado por dirigentes e ex-atletas e recebeu a premiação das mãos do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley.
Logo em seguida, a Seleção Brasileira Feminina foi escolhida pelo júri como a Equipe do Ano pela conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris.
Chamado de “Oscar do esporte brasileiro”, o evento é organizado pelo COB e enaltece o ano do esporte no país. Na ocasião, Arthur comemorou a conquista do prêmio e destacou a qualidade das jogadoras da Seleção.
“Muito feliz pelo prêmio e pela homenagem. É um prêmio que reflete o trabalho de toda uma comissão técnica extremamente competente. Temos também um grupo fantástico de atletas muito talentosas e muito dedicadas. Essa comunidade representou muito bem nos Jogos Olímpicos.”
Desde setembro de 2023 à frente da Amarelinha, o trabalho do treinador tem sido reconhecido mundialmente. Ele ficou na terceira posição do prêmio de melhor treinador do ano do futebol feminino da Bola de Ouro, promovida pela revista francesa France Football, e concorre à mesma premiação no FIFA The Best, da FIFA.
Na França, o técnico comandou uma campanha histórica nos Jogos Olímpicos. O resultado levou a Seleção Brasileira Feminina a ser escolhida como a Equipe do Ano no Prêmio Brasil Olímpico. A homenagem foi recebida pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Na competição, o Brasil conquistou a medalha de prata e retornou ao pódio depois de 16 anos. Nos seis jogos, teve três vitórias e três derrotas, com sete gols marcados e sete sofridos.
Durante a caminhada, a Amarelinha superou muitos percalços, especialmente na fase de grupos. No mata-mata, deparou-se com a França, anfitriã do torneio e que nunca havia perdido para a Seleção. Em Nantes, Gabi Portilho fez o gol da primeira vitória brasileira sobre as Les Bleues e da classificação para a semifinal. A adversária foi a Espanha, vencida graças à atuação dominante do Brasil, que ganhou por 4 a 2.
Na final, a Seleção, em busca da inédita medalha de ouro, foi derrotada pelos Estados Unidos por 1 a 0, em um jogo equilibrado.