Prontos pro Mundo: SP aplica prova para selecionar 500 estudantes para intercâmbio

Avaliação é on-line e será realizada nas escolas dos aluno; selecionados na primeira etapa do programa já iniciaram processo de emissão dos passaportes

Podem fazer a prova estudantes que participaram de um curso intensivo de inglês oferecido pela Seduc-SP. (Foto: Secretaria de Educação/Governo de SP)

Estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo têm mais uma chance de concorrer a vagas no programa Prontos pro Mundo.

Na próxima semana – entre os dias 2 e 6 dezembro – a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica a prova que vai selecionar mais 500 alunos para intercâmbio em países de língua inglesa em 2025.

Podem fazer a prova estudantes que participaram de um curso intensivo de inglês oferecido pela Seduc-SP ao longo do ano após pré-seleção com base no desempenho na edição 2023 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Conteúdo e horários da prova para o ‘Prontos pro Mundo’
O exame é presencial e on-line e será realizado na mesma unidade onde o aluno estuda com supervisão da equipe escolar.

A prova avalia quatro habilidades do conhecimento em língua inglesa – fala (speaking), leitura (reading), compreensão auditiva (listening) e escrita (writing). A nota mínima para classificação é sete (7).

O tempo máximo de duração da prova é de duas horas. Cada escola tem autonomia para decidir os dias e horários de aplicação dos exames entre o período definido pela Seduc-SP.

Na zona sul da capital paulista, na Escola Estadual Professora Neyde Apparecida Sollitto, a seleção do estudante Luiz Otávio B. para o primeiro embarque mudou a empolgação dos alunos para essa segunda prova.

“Os colegas do Luiz Otávio passaram a acreditar mais no programa assim que ele foi selecionado e prometeram se dedicar para a próxima prova. O nosso primeiro intercambista agora é uma inspiração para outros alunos da escola”, diz a diretora Adriana Silva.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

LEIA TAMBÉM: Prontos pro Mundo: Saresp para estudantes do 9º ano será aplicado nos dias 27 e 28

Passaporte na mão
Os primeiros 500 selecionados em prova aplicada em agosto já sabem os destinos e neste momento cumprem a etapa de emissão de passaportes.

Isabelly V., aluna da cidade de Itapira, vai retirar seu passaporte na cidade de Campinas nesta sexta-feira (19).

A aluna, de 16 anos de idade, mora com a mãe, pai e irmã e está entre os selecionados que embarcarão para o Canadá no início do próximo ano. “Venho de uma família simples e apesar de ter um sonho de visitar outro país, imaginava que isso só poderia acontecer na minha vida adulta, quando eu tivesse mais condições. Estou muito empolgada e ansiosa pela viagem”, conta a aluna.

Intercâmbio em 2025
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo tem duração de três meses e 100% gratuito com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP.

Além da emissão de passaporte e visto, o Governo de São Paulo será responsável pelas despesas dos seguros-viagem nacional e internacional; passagens aéreas; traslados; hospedagem.

Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para gastos pessoais antes e durante a estadia no exterior.

No primeiro semestre de 2025 são quatro destinos previstos: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia. Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de famílias selecionadas.

Botão Voltar ao topo