Pinda lança APP da saúde e paciente poderá marcar consultas pelo celular

Com o aplicativo, o usuário do SUS poderá fazer agendamentos de saúde sem sair de casa, de acordo com a prefeitura

Com o aplicativo, o usuário do SUS poderá fazer agendamentos de saúde sem sair de casa. (Foto: Pexels)

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai lançar o ‘APP Saúde Digital – Sua Saúde na Palma da Sua Mão’ no sábado (30), às 9 horas, no Hub Coworking (Ladeira Barão de Pindamonhangaba, 483, Bosque).

Com o aplicativo, o usuário do SUS poderá fazer agendamentos de saúde sem sair de casa, de acordo com a prefeitura. Com o uso de um celular, via APP Saúde Digital, o paciente poderá agendar atendimento médico, odontológico de serviços de enfermagem, além de acompanhar o histórico de serviços da saúde, como vacinas que já tomou, acesso a exames, medicamentos receitados etc.

A ação, que é uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projeto, vai começar com o treinamento de profissionais de saúde de quatro unidades: Feital, CISAS, Parque das Nações e Mantiqueira.

A capacitação será feira por meio da empresa CELK, que foi contratada para a implantação do APP da Saúde e para treinamento dos profissionais.

A secretária de Saúde, Silvia Mendes, afirmou que o “treinamento dos profissionais de saúde será feito de forma gradual, em unidades pontuais, para que seja possível avaliar o uso do aplicativo por parte das equipes, que deverão conhecer as funcionalidades do APP e saber orientar a população em caso de dúvidas”.
O secretário de Tecnologia, Inovação e Projeto, Danilo Velloso, explicou que “à medida que a implantação ocorrer, isso será ampliado para todas as unidades de saúde. Neste momento é um treinamento para as recepcionistas das unidades de saúde e das unidades básicas de atendimento, que serão instruídas sobre as funcionalidades do APP e sobre como usar a tecnologia aliada à humanização na saúde”.

De acordo com ele, as funcionalidades do sistema são simples e qualquer pessoa acostumada a ‘navegar’ em plataformas digitais terá facilidade para fazer download, cadastro e usar o aplicativo. Os que não souberem poderão pedir para um filho, sobrinho ou amigo auxiliar no uso do APP, ou de dirigir a unidade de saúde para o esclarecimento da dúvida.

O prefeito Dr. Isael Domingues destacou a facilidade para a população. “Isso é mais um serviço que oferecemos para os usuários do SUS. Uma forma de respeitarmos ainda mais nossa população, oferecendo um aplicativo que permite agendar consultas pelo celular. Com isso, a pessoa poderá fazer seu agendamento direto do seu celular, sem sair de casa ou de onde ela estiver, economizando tempo, evitando sol, chuva, deslocamento até a unidade. Isso proporciona muito mais tranquilidade para os moradores. Isso é humanização da saúde. Já temos vários avanços nos serviços de saúde e este APP chega para consolidar essas características”, ressaltou Dr. Isael.

O APP da Saúde é um dos itens previstos no Plano de Governo da atual gestão. A Secretaria de Saúde informou que, após o lançamento e treinamento para equipes das primeiras unidades, será feita uma avaliação sobre como os funcionários estão habituados ao uso, bem como estão preparados em relação aos esclarecimentos de dúvidas sobre o aplicativo, antes de liberar o APP para uso para a população, o que deve ocorrer nos próximos dias.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo