Brigada Aeromóvel realiza Assalto Aeromóvel e conquista de Aeródromo na Operação Perseu

A ação tem como objetivo deslocar, por meio de aeronaves, tropas adestradas e equipadas, visando à conquista de regiões do terreno e/ou destruição de forças ou instalações inimigas

Aeronaves em Pindamonhangaba. (Foto: EB/Divulgação)

Cruzeiro (SP) – Como parte da Operação Perseu, a Brigada de Infantaria Aeromóvel realizou um Assalto Aeromóvel com a conquista de aeródromo, na cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba. As aeronaves partiram do Aeroclube de Pindamonhangaba com destino à missão.

A ação tem como objetivo deslocar, por meio de aeronaves, tropas adestradas e equipadas, visando à conquista de regiões do terreno e/ou destruição de forças ou instalações inimigas. Neste caso, desejava-se a conquista de um aeródromo.

O apoio aéreo foi realizado pelo Comando de Aviação do Exército, com o emprego de 25 aeronaves dos modelos Fennec AvEx, Pantera K2, Cougar e Jaguar, deslocando cerca de 500 militares da Força-Tarefa Ipiranga para o cumprimento da missão.

O General de Brigada Igor Lessa Pasinato, comandante da Brigada de Infantaria Aeromóvel, destaca a importância do treinamento e preparo ao longo do ano de instrução para capacitar os militares a realizarem a atividade.

“Para a Brigada, é o grande coroamento de um ano inteiro de instrução. A Brigada de Infantaria Aeromóvel passou o ano se adestrando e se preparando justamente para este momento. Esse é o evento mais importante do ano para nós”, completou.

Embarque da tropa. (Foto: Divulgação/EB)

Sobre a Operação PERSEU

Maior exercício conjunto das Forças Armadas em 2024, a Op Perseu tem como objetivo adestrar as tropas aptas a serem empregadas em missões de defesa da pátria, cooperação e coordenação com agências e, quando necessário, apoio à política externa, com presteza, flexibilidade, eficácia e efetividade.

A Op Perseu possui grande valor estratégico por ser realizada no maior escalão do Exército Brasileiro – Comando do Teatro de Operações), aprimorando a pronta resposta estratégica, por meio do adestramento do deslocamento estratégico/concentração.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O exercício, realizado no contexto das operações de multidomínio, englobando todas as capacidades de emprego das Forças, será executado em condições mais próximas possíveis da realidade do combate, empregando a tropa no terreno real, aplicando a doutrina militar vigente dentro de um quadro tático de combate no amplo espectro.

Botão Voltar ao topo