publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos realizam prova do Saresp na rede municipal de São José

Animação, criatividade e energias positivas marcaram o dia de aplicação do exame. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Após muito estudo e preparação, cerca de 12 mil alunos da rede municipal realizaram a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) nesta quarta-feira (13).

O exame foi aplicado em 66 escolas de Ensino Fundamental para estudantes do 2º e 5º anos, e avalia habilidades e competências em língua portuguesa e matemática.

Em cada unidade, as equipes organizaram ações de incentivo e motivação para os alunos, proporcionando um ambiente saudável, leve e organizado para o momento da avaliação.

Desde a acolhida no horário de entrada, até a distribuição de brindes ao término da avaliação, o foco é oferecer todo o suporte necessário aos estudantes e recompensá-los pela dedicação.

Na Emefi Profª Sebastiana Cobra, que fica no Jardim das Indústrias, região oeste da cidade, as turmas foram recepcionadas com tapete vermelho e murais temáticos, além de receberem kits de materiais com mensagens de apoio.

“Me sinto especial com este tratamento, é muito legal”, disse Alice Vieira Kalinauskas, de, 8 anos.

“Eu estou confiante para a prova. A escola fez tudo para que a gente tenha um bom desempenho”, afirmou Paulo Henrique Costa, de 11 anos.

Nos meses que antecedem a prova, os alunos participaram de diversas atividades de engajamento e mobilização, como simulados e até recados para as famílias, reforçando a importância da presença.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Paulo e Alice, alunos do 5º e 2º ano respectivamente, marcaram presença no Saresp | Foto: PMSJC

Resultados

O Saresp é aplicado pelo Governo do Estado a fim de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no acompanhamento da melhoria da qualidade educacional.

Por meio dos resultados do exame, que devem ser divulgados no início de 2025, é possível monitorar os avanços e planejar ações pedagógicas específicas para a aprendizagem dos alunos em cada escola.

Atualmente, a rede de ensino municipal detém as melhores médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática entre os municípios paulistas com população acima de 500 mil habitantes.

Botão Voltar ao topo