publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

História oral do Mercado Municipal de Taubaté é eternizada em websérie documental

Em evento para a preservação do patrimônio, acontece o lançamento do episódio exclusivo sobre o Mercado Municipal de Taubaté da série documental “Revendo Taubaté” que dá voz a histórias nunca antes registradas.

(Foto: Chayeni Fiorelli)

Nesta terça-feira, dia 12 de novembro, às 19h, o projeto documental “Revendo Taubaté” estreia o episódio “Mercadão” no primeiro dia do 2º Simpósio Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba: Territórios e Sensibilidades.

O evento é aberto e gratuito, organizado pela Universidade de Taubaté e pela Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba do IPHAN-SP.

A convite de André Bazzanella, cientista social e chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba do IPHAN-SP, o documentário será exibido com o objetivo de imortalizar a história de um dos mercados mais antigos e mais vivos do Vale do Paraíba. “O que se espera é uma conservação dessa memória para as futuras gerações”, explica Bazzanella.

O “Revendo Taubaté” nasceu em 2018, como um documentário autoral dos produtores audiovisuais Bruno Urzua e Vanessa Toledo, sócios da Rever Produções, produtora independente de Taubaté.

No início deste ano, o projeto foi aprovado na Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.

Equipe do projeto Revendo Taubaté durante as gravações do documentário no Mercado Municipal de Taubaté. (Crédito: Chayeni Fiorelli)

“Nesta temporada, escolhemos contar a história do Mercadão porque, além de ser um polo cultural, ele também é essencial para a economia da cidade. Um diferencial entre as cidades do Vale, que, em sua grande maioria, possuem mercados menores”, afirma Vanessa, diretora audiovisual do “Revendo Taubaté”.

Para a realização, atuaram no projeto uma equipe de profissionais da comunicação e audiovisual. Houve também a participação de professores e historiadores, responsáveis pela pesquisa. “Eu tenho um lema que é o seguinte: ‘ninguém ama aquilo que não conhece e ninguém preserva aquilo que não ama’.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Então, tudo começa pelo conhecimento, ou, o reconhecimento. Logo, o patrimônio, ele existe pra manter a nossa humanização, a nossa identidade.”, afirma a historiadora, professora universitária e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio de Taubaté, Rachel Abdala.

Além disso, o episódio sobre a Feira da Breganha também será exibido, no segundo dia (13 de novembro, quarta-feira) do 2º Simpósio Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba: Territórios e Sensibilidades, às 19h30.

Lançamento episódio “Mercado Municipal”:

Data: 12/11

Horário: às 19h

Local: Auditório do Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté

Endereço: Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté – SP

Lançamento episódio “Feira da Breganha”

Data: 13/11

Horário: às 19h30

Local: Auditório do Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté

Endereço: Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté – SP

O evento é aberto ao público e gratuito.

Botão Voltar ao topo