publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Agremiação dos Nikkei do Atletismo é tetracampeã da Taça Máster

A ANASP somou 965 pontos para ser a campeã geral e também no feminino e masculino, após dois dias de disputas (9 e 10/11), em Bragança Paulista (SP); a entidade leva vantagem por ter o maior número de atletas mais idosos, como Seizum Maedo, de 96 anos que, sozinho na categoria, levou três ouros

(Foto: Divulgação/CBAt)

A Agremiação dos Nikkei do Atletismo (ANASP), de São Paulo, foi a campeã da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo.

A equipe, composta por integrantes da colônia japonesa paulista, foi tetracampeã nesta quarta edição da Taça Máster, após dois dias de disputas (9 e 10/11), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo). No total, a competição recebeu a inscrição de mais de 800 atletas e 109 clubes pontuaram.

A ANASP somou 965 pontos na qualificação geral e venceu também no feminino (407 pontos) e masculino (558). A CF2V, do Rio de Janeiro, foi a vice-campeã no geral (688), com a ASUFAM Guarulhos em terceiro (529,5).

No feminino, a ASUFAM Guarulhos ficou em segundo (341) e a CF2V-RJ em terceiro (295). No masculino, CF2V comemorou a segunda posição (393), seguida pela CMC/AAARP (295) com a terceira.

Seizum Maedo (ANASP), de 96 anos, o atleta mais velho da competição, foi o único a competir na categoria 95+ e levou para casa, no Bairro da Saúde, em São Paulo, três medalhas de ouro, nos 5.000 m (52.30.56), 1.500 m (15.25.09) e 400 m (3.25.47). E somou 36 pontos para a ANASP. Nascido em Okinawa, no Japão, em 13 de março de 1928, pega ônibus e metrô até o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, para treinar atletismo.

Fala algumas poucas palavras em português – seu nome, idade, provas que gosta de correr. Com a ajuda de intérprete contou que queria correr também os 10.000 m, mas foi aconselhado a fazer “apenas” as outras três provas.

Confirmou que gosta de cantar – vai a caraoquês no Bairro da Liberdade, em São Paulo, onde se concentra grande parte da colônia japonesa que vive na cidade. E gosta de dançar em grupos de danças folclóricas. É muito ativo para sua idade e já respondeu, com a ajuda de filhos, questionário para pesquisadores do genoma humano da Universidade de São Paulo (USP).

Shoji Nakamura, presidente da ANASP, explica que a agremiação reúne muitos idosos apreciadores do atletismo, principalmente a partir dos 70 anos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cada um treina no seu espaço – Parque do Ibirapuera, Centro Olímpico, São Caetano, Guarulhos, dentre outros -, mas a ANASP ajuda com as inscrições nas competições e providencia o transporte do grupo para as cidades sede. Também reserva hotel, mas com despesas pagas pelos associados.

Além de Seizum Maedo, o outro participante mais idosos que levou troféu para casa foi Takumi Matsuhima (ANASP), de 92 anos, dos lançamentos do dardo e do martelete. No feminino, o troféu foi para três atletas de 91 anos: Alsira Maziero Botim (Assessoria de Atletismo de Paulínia-SP) e Mitie Kawamoto Ruiz (ADES Sorocaba-SP), ambas do arremesso do peso, e Odette Martins Teixeira (SelaM Piracicaba-SP), dos 100 m e 400 m.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizou a 4ª edição da Taça Máster em parceria com a Associação Brasileira de Máster (ABRAM). Todos os vídeos das quatro etapas estão disponíveis na TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt. Os resultados e notícias estão no site da CBAt.

Botão Voltar ao topo