A Volvo vai movimentar o mercado automotivo nos próximos dois anos. A montadora sueca, atualmente parte do grupo chinês Geely, vai lançar pelo menos 10 novos modelos até 2026, incluindo reestilizações de carros atuais e inéditos. A nova estratégia da marca foi definida como “bastante agressiva” por Jim Rowan, CEO da empresa, e Bjorn Annwall, diretor comercial. O primeiro da lista é o EX90, e o inédito EX60 virá já em 2025.
– RENAULT CONFIRMA PICAPE. A fábrica da Renault na Argentina, localizada na cidade de Córdoba, será responsável por produzir a nova picape da marca. Conforme anunciou a francesa, US$ 350 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão) serão investidos para iniciar a produção do modelo Niagara, ainda inédito. O Brasil está cotado como um dos principais países de destino para a picape. Afinal, 70% da produção da fábrica será para exportação.
– NOVA CHINESA NO BRASIL. Parece que o mercado brasileiro realmente agradou as montadoras chinesas. Na última semana, a GAC Motor anunciou que iniciará sua operação no País em breve, e que terá produção nacional. Entretanto, as datas para que isso aconteça ainda não foram divulgadas. A empresa terá carros elétricos, híbridos e a combustão no portfólio. Assim, planeja seguir os passos das rivais chinesas, BYD e GWM.
– BLAZER EV TEM PREÇO. Um mês e meio após a apresentação, o Chevrolet Blazer elétrico teve seu preço revelado. O SUV a bateria custa R$ 479 mil e já pode ser comprado no site brasileiro da marca. As primeiras entregas estão marcadas para outubro. Como antecipado pelo Jornal do Carro, o valor é bem próximo ao cobrado pelo Ford Mustang Mach-E, com tabela de R$ 486 mil.
– PAJERO SPORT 2025. A HPE Automotores, que representa a Mitsubishi Motors no Brasil, renovou o Pajero Sport. O SUV de 7 lugares recebeu as mesmas atualizações feitas na Tailândia, onde é produzido. Com mudanças discretas, desembarca em quatro versões de acabamento (HPE, HPE-S, Legend e Legend Black), com preços que vão de R$ 379.990 até R$ 425.990. A mecânica traz o motor 2.4 turbodiesel com 190 cv e 43,9 mkgf de torque máximo. O câmbio é automático de 8 marchas e a tração é 4×4 com bloqueio do diferencial e reduzida.
– NOVO PRIUS NO BRASIL. Fora do País desde 2021, o Prius não deve voltar ao catálogo da Toyota por aqui. Entretanto, o modelo servirá de laboratório para a nova geração do Corolla, que deve estrear em 2026. O novo Prius será usado no desenvolvimento do futuro sistema híbrido flex plug-in da marca japonesa.