Festival Sabor Caiçara é opção gastronômica para o feriado em Ubatuba

Evento, que reúne mais de 70 restaurantes, revela uma explosão de sabores e muita criatividade

(Foto: -Reginaldo Pupo)

Moradores e turistas que frequentam Ubatuba têm a oportunidade de conhecer, até o próximo dia 15 de setembro, a diversificada gastronomia caiçara, com diversas opções que agradam aos paladares mais aguçados.

O 15º Festival Gastronômico de Ubatuba – Sabor Caiçara, que teve início em 2 de agosto, oferece ao público a oportunidade de degustar desde iguarias tradicionais até criações autorais, com doses extras de (muita) criatividade neste feriado de 7 de setembro.

À beira-mar, com os pés na areia, ou em ambientes super aconchegantes e descontraídos, os estabelecimentos participantes estão localizados em todo o município, de norte a sul, desde a Praia do Sapê (ao sul) e a Praia do Prumirim (ao norte), inclusive em hotéis e até na Ilha Anchieta. O evento é coorganizado pelo Ubatuba Convention & Visitors Bureau.

Neste ano estarão participando mais de 70 estabelecimentos, sendo 14 deles associados ao Ubatuba Convention & Visitors Bureau: Alecrim, Esquina do Djalma Ubatuba, Bixiga Forneria, Ellen Doceria, Jundu Restaurantes e Praia Bar, Moringa, Pizzaria São Paulo, Quintal da Vila, Rei do Peixe, Sal Grosso, Tachão, Wok Bar, entre outros

Quem estiver pela praia do Prumirim, ao norte da cidade, poderá experimentar o prato Praia das Conchas, do Jundu Praia Bar, especializado em comida caiçara, cervejas e caipirinhas, com ambiente rústico, música ao vivo, mesinhas pé na areia, duchas e espreguiçadeiras na praia. O prato do festival é um mix que leva peixe, lula, polvo camarão e mariscos, servido com fatias de pão italiano.

Ainda em Ubatumirim, o Banana Bamboo Ecolodge disponibiliza para o público e hóspedes um prato descolado e super saudável.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O Baboo é preparado com produtos cultivados na própria agrofloresta do hotel. Ele é preparado com um leve e saboroso purê de banana nanica, crispy de taioba, farofa de mandioca com cúrcuma, um refogado de coração de bananeira e uma flor de sininho, comestível, que dá um colorido especial ao prato.

Já aqueles apaixonados por carnes poderão degustar o Trio Defumado, do restaurante Sal Grosso, localizado na praia do Itaguá, o principal eixo gastronômico De Ubatuba.

Ele é montado por fatias de cupim, brisket e pulled pork defumados por 18 horas, acompanhado por macarrão com queijo cremoso, farofa de bacon e alho frito. As iguarias podem ser degustadas com música ao vivo.

Chefs de cozinha abusaram da criatividade para preparar pratos diferentes, mas com sabores marcantes. É o caso do Baroneza Bistrô Bar, no coração do centro de Ubatuba, a 50 metros da avenida da praia. O Pão de Queijo com Camarão é uma combinação inusitada, mas muito saborosa, pois a junção dos sabores harmoniza muito bem.

Outra criação inusitada é o Cremoso de Mexerica, da confeitaria Café com Leide. A delícia é servida no formato da fruta, feita com a casca da mexerica caramelizada, casquinha de chocolate branco e por dentro, gomos da própria fruta, além de mousse do mesmo sabor, com baunilha, sobre um crumble de castanhas. Em resumo, é uma mexerica reconstruída como uma sobremesa.

Atividades

Além das iguarias dos mais de 70 estabelecimentos participantes, paralelamente, o festival realiza um conjunto de atividades como o concurso de receitas, festas, além de cursos e palestras focados em aprimorar os conhecimentos dos colaboradores dos estabelecimentos, com temas como degustação de vinhos, normas de segurança, higiene, além do uso de implementos, aproveitamento de ingredientes, entre outros temas.

Neste ano o festival conta com a apresentação do projeto Menus do Futuro, entre outras atrações. As iguarias concorrem no “Concurso de Receitas” em 10 categorias diferentes.

“O Festival Gastronômico de Ubatuba movimenta a cidade nos meses de agosto e setembro, por meio de sua rica e diversificada gastronomia, oferecendo ao público experiências gastronômicas de altíssima qualidade, além de descobrir, saborear e conhecer mais sobre a culinária caiçara, os produtos locais e as inúmeras opções de estabelecimentos da cidade”, destaca Andres Duenk, vice-presidente financeiro do UCVB (Ubatuba Convention & Visitor Bureau).

“O Festival é um dos eventos mais importantes e esperados do calendário de Ubatuba e região, dando grande visibilidade para a cidade, participantes e apoiadores, além de enriquecer o turismo e a economia local”, finaliza Pedro de Carle, organizador do evento e diretor do UCVB.

Botão Voltar ao topo