O Governo de São Paulo lançou na quarta-feira, dia 28, o programa Rotas do Vinho de São Paulo (https://rotasdovinho.sp.gov.br), iniciativa inédita que reúne 66 vinícolas do Estado de São Paulo com experiências de enoturismo, como degustação de vinhos, visita a vinícolas e harmonização de vinhos.
A Mantiqueira Paulista é destaque com cinco vinícolas, três delas em São Bento do Sapucaí: Villa Santa Maria, Raízes do Baú e Entre Vilas; Ferreira, em Campos do Jordão; além da Boutique Espaço Essenza, em Santo Antônio do Pinhal.
Mais informações sobre cada uma delas podem ser consultadas aqui: (https://rotasdovinho.sp.gov.br).
A região é conhecida por seu clima típico serrano, o que permite a produção de vinhos com a preservação maior da acidez e menor teor de álcool em sua composição. Também se destaca pelas belas paisagens, com atrativos como cachoeiras, riachos, trilhas e mirantes, além de opções gastronômicas para os turistas. “O mapeamento apresenta vinícolas, produtores e atrativos turísticos. Juntos, eles enriquecem a viagem e a tornam ainda mais especial ao visitante”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.
O objetivo do programa Rotas do Vinho de São Paulo é fomentar o enoturismo no Estado, além de promover o desenvolvimento local dos destinos e dos produtores de vinho.
A Setur-SP mapeou cinco rotas, com 55 vinícolas e 11 vinícolas de 10 municípios, chamadas de eno-destinos, totalizando 66 vinícolas distribuídas pelo Estado de São Paulo. Coordenada pela Casa Civil e InvestSP, a iniciativa é desenvolvida pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo e Viagens (Setur-SP), Agricultura e Abastecimento (SAA), Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas.