“Almanaque Em Cantos” revela histórias do Vale do Paraíba

Com tiragem de 12.000 exemplares, o Almanaque Em Cantos será distribuído gratuitamente em eventos por cidades do Vale do Paraíba

Um mergulho pelos contos e vivências do Rio Bravo, Inavegável (significado da palavra “Paraíba”, em tupi) que corta o Vale do Paraíba.

Esta é a proposta do Almanaque Em Cantos, que convida os leitores a conhecerem a fundo os poderes de encantamento da tradição oral da região.

A publicação tem tiragem de 12.000 exemplares, com distribuição em seis diferentes cidades do Vale do Paraíba: São José dos Campos, Jacareí, Paraibuna, São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba e Taubaté.

Além da distribuição dos exemplares, os eventos contam também com um bate papo com o autor, traduzido em LIBRAS, sobre os causos, contos e a cultura do Vale do Paraíba.

Através de um formato cultural, lúdico e pedagógico, e com uso de linguagem acessível para variados públicos, o Almanaque Em Cantos traz novos e diferentes pontos de vista sobre a história e a cultura da região do Vale do Paraíba.

A criação desta coletânea tem foco na tradição oral e em como se espelham hoje nos patrimônios naturais, históricos e monumentos paisagísticos que narram parte dessa oralidade.

O intuito da publicação é construir pontes entre as vivências do povo que cerca este rio – e assim, mantém vivas memórias, costumes e crenças.

Um povo que é a cara do Brasil, situado neste ponto de tensão da modernidade: abrir as portas para o futuro – cada vez mais global e artificial – sem deixar de preservar sua identidade original, sem abrir mão da sua cultura local e tradicional.

“Contar essas histórias com responsabilidade e permitir que novas vozes possam ecoar por este Vale foram os princípios que nortearam nossa navegação. Entendemos a publicação deste almanaque como instrumento de inclusão e como ferramenta educativa e pedagógica, como uma ação para a reflexão sobre a identidade do caipira, suas particularidades e sua importante contribuição histórica, por meio de novos e diferentes pontos de vista.”, conta Rafa Soares, autor do almanaque . “Este projeto é um convite para olhar para as águas do Paraíba e se ver refletido nelas.”, completa.

A pesquisa que baseia o Almanaque Em Cantos foi realizada especialmente em São Luiz do Paraitinga e Paraibuna, onde foram coletadas imagens, informações, relatos, escritos, obras literárias e foram entrevistadas diversas personalidades importantes para a oralidade da região.

Todas as seções do almanaque terão um QR code, que direciona o leitor à plataforma virtual onde está agrupado todo o material resultante da pesquisa e onde se poderá ampliar a experiência com acesso em áudio e texto às entrevistas, contos e outros materiais coletados, com tradução em LIBRAS.

SERVIÇO | Almanaque Em Cantos

Próximo encontro:
31/08, sábado, às 19h

Onde?
Centro Cultural Casarinho
R. Mal. Artur da Costa e Silva, 566
Centro, Taubaté – SP

Entrada gratuita

Redes sociais: https://www.instagram.com/_casarinho/

FICHA TÉCNICA

Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Fabulário Produtora.

Rafa Soares – Autor, Editor e Coordenador de Produção

Bruna Ferreira – Produtora Executiva

Antônio Antunes – Assistente de Produção

Rachel Abdala – Revisora e Orientadora

Ângelo Rubim – Designer Gráfico

Alexandre de Morais – Ilustrador

Sara Elisiê – Coordenadora de Acessibilidade

Sinalize Produções Acessíveis – Acessibilidade em Libras

Revoada – Assessoria de Comunicação

Botão Voltar ao topo