Dia do Soldado no DF destaca prontidão e operacionalidade do Exército

Representações de tropas do Comando Militar do Planalto estiveram em forma

Dia do Soldado comemora em Brasilia (DF). (Foto: Sgt Sionir)

O Dia do Soldado foi comemorado na Guarnição de Brasília com uma solenidade militar realizada na Avenida do Exército, no Setor Militar Urbano da Capital Federal, no dia 22 de agosto. A atividade, que celebra o nascimento do Duque de Caxias, Patrono do Exército, contou com as presenças do Presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva; do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho; e do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, dentre outras autoridades.

Representações de tropas do Comando Militar do Planalto estiveram em forma, simbolizando todas as Armas, Quadros e Serviços da Força. O Comandante da 3º Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Barreto, esteve à frente do grupamento de desfile. Após a chegada das autoridades, a formatura teve início com o canto da Canção do Exército.

Na leitura da Ordem do Dia, o General Tomás destacou o valor do soldado e a atuação dos militares em prol da população. “Hoje, orgulhamo-nos de comprovar nossa onipresença institucional, pois, neste exato momento, participamos de três comandos conjuntos, ativados simultaneamente, além das mais de 59 operações, nas quais, em média, 14 mil militares trabalham, diuturnamente, a fim de ajudar o Brasil na solução de seus difíceis problemas, de norte a sul do território nacional”.

Na sequência, militares e civis foram agraciados com a Medalha do Pacificador e a Medalha Exército Brasileiro. Três militares do Exército que conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris foram condecorados com essa última honraria, por terem elevado o nome da instituição no cenário internacional. Foram eles os terceiros-sargentos Guilherme Schimidt (judoca medalha de bronze por equipes mistas), Beatriz Souza (judoca medalha de ouro na categoria acima de 78kg e medalha de bronze por equipes mistas) e Natália Araújo (medalhista de bronze no vôlei feminino).

Uma réplica do invencível sabre de Caxias foi conduzida pela Cadete Amanda Beatriz Cacavo, da Academia Militar das Agulhas Negras, e colocada em local de destaque. Militares realizaram movimentos de ordem unida para formar o mapa do Brasil em frente ao palanque de autoridades, simbolizando a presença do Exército em todo o território nacional.

Réplica do sabre do Duque de Caxias. (Foto: Sgt Sionir)

Durante essas evoluções, os militares preencheram a posição do estado do Rio Grande do Sul nesse mapa, em uma homenagem ao povo gaúcho, que enfrentou grave situação de calamidade decorrente das enchentes no mês de maio. Foi lembrada a participação da Força Terrestre nas operações de resgate e auxílio àquela população, na Operação Taquari 2. De volta à Avenida do Exército, os militares sintetizaram o que representou a atuação nessa e em outras missões atribuídas à Força, formando, em deslocamento, a frase “sempre pronto”.

A formatura encerrou-se com o desfile da tropa a pé, motorizada e a cavalo. O desfile mostrou algumas das entregas da Base Industrial de Defesa, a exemplo das viaturas Guarani, Marruá, Chivunk e do Sistema Astros, aspecto já destacado anteriormente pelo Comandante do Exército na leitura da Ordem do Dia. “Não nos descuidamos da imperiosa necessidade de mais helicópteros, de mais blindados e de mais mísseis, meios militares imprescindíveis, que foram adquiridos de forma responsável e transparente e foram agregados à dotação de material da Força, aumentando nossa capacidade de cumprimento de missão”.

Botão Voltar ao topo