Olimpíadas: Quem é Ygor Coelho, que competiu pelo Brasil no Badminton

Brasileiro vivia expectativa de avançar na modalidade, mas o desempenho não foi como o esperado; conheça a história do atleta

(Foto: Saif71 / Pixabay)

As Olimpíadas de Paris não foram como o esperado para o Brasil. Apesar de ser a segunda edição com mais medalhas, totalizando 20, o país ficou longe do esperado no quadro de medalhas. Foram três ouros, sete pratas e 10 bronzes, fechando na 20ª posição geral.

Mesmo assim, as mais diversas modalidades olímpicas ganharam destaque na Parimatch e em outras plataformas de palpites, afinal, foram semanas bem interessantes de competições.

Um dos atletas brasileiros que chegou na França com esperanças de bom desempenho foi Ygor Coelho, do badmínton, mas o desfecho não foi como o esperado. O atleta já disputou diversas competições, sendo campeão nos Jogos Pan Americanos de Lima em 2019.

Ygor Coelho não foi bem em Paris

O brasileiro Ygor Coelho teve a sua terceira participação nos Jogos Olímpicos, mas não conseguiu ir longe. No badmínton, ele caiu em uma chave com o japonês Kodai Naraoka e o coreano H.J.Jeon.

No primeiro confronto, contra Naraoka, derrota por 2 games a 0, com parciais de 16 a 21 e 19 a 21. Dessa forma, jogou a vida contra H.J.Jeon, na Reana Porte de La Chapelle. Porém, foi novamente derrotado por 2 games a 0, com parciais de 12 a 21 e 19 a 21, se despedindo dos jogos.

Quem é Ygor Coelho?

Ygor Coelho foi o primeiro atleta da COBa disputar uma edição olímpica no badmínton, fazendo história no Rio 2016. Ele também esteve presente em Tóquio e agora em Paris.

O início na modalidade foi apenas com três anos, em uma quadra adaptada na comunidade da Chacrinha, no Rio de Janeiro, em um projeto social criado pelo seu pai, em uma piscina.

Na época, o pai do atleta era inspetor no Colégio Pedro II, onde observou um professor com duas raquetes e uma peteca. Dessa forma, decidiu colocar a modalidade dentro de sua comunidade e, então, o jovem Ygor passou a praticar.

Hoje com 27 anos, Ygor Coelho acumula diversos títulos, entre eles, o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

Como funciona o badmínton?

Criado na Inglaterra, o badmínton é disputado por dois jogadores no simples ou quatro nas duplas. Dessa forma, cada um deles conta com uma raquete pesando 80 gramas, além de uma peteca com cinco gramas no jogo.

O objetivo do jogo é fazer a peteca tocar o solo do campo adversário e sem ultrapassar as linhas da quadra. Dessa forma, quem fizer 21 pontos ganha, sendo necessário vencer dois games para fechar o jogo.

Nos Jogos Olímpicos, a modalidade começou em 1992, em Barcelona, seguindo desde então. Ygor Coelho foi o primeiro brasileiro na disputa pelo país, porém, em Paris, o Time Brasil contou com mais uma atleta, Juliana Viana.

Ela foi eliminada na fase de grupos, mas fez história, vencendo Lo Sin Yan Happy por 2 a 0, a primeira vitória de uma brasileira no badmínton em Olimpíadas.

Botão Voltar ao topo