publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caminhão da Boa Energia da EDP visita escolas de Cachoeira Paulista

Alunos e professores da rede municipal de ensino participam das atividades educativas. Laboratório itinerante cumpre agenda até o dia 16 de agosto

O Caminhão da Boa Energia, laboratório itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba, inicia esta semana um ciclo de visitas por escolas municipais de Cachoeira Paulista.

Entre os dias 12 e 16 de agosto, um total de 12 unidades de ensino deve receber a ação, beneficiando mais de 1.900 alunos e capacitando 60 professores em conceitos de eficiência energética.

Cachoeira Paulista é a primeira cidade do Vale do Paraíba a receber o projeto. Desde o início de 2024, alunos de mais de 70 escolas de toda a área de concessão no Estado de São Paulo já passaram pelo laboratório itinerante da EDP. No Litoral Norte, escolas de São Sebastião e Caraguatatuba já foram atendidas pelo caminhão.

“Chegamos agora ao Vale do Paraíba para oferecer uma série de atividades pedagógicas voltadas à educação ambiental dos alunos e a formação dos professores.

Temos no Caminhão da Boa Energia um conjunto de experimentos que demonstram, na prática, como podemos preservar os recursos naturais, qual é o caminho da energia, como são os tipos de geração de energia, além de dicas de segurança com pipas e a rede elétrica em geral”, destaca Roberto Miranda, gestor da EDP.

O projeto da distribuidora de energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e mantém um alinhamento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), em especial os de números 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Limpa e Acessível) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Confira abaixo o cronograma de visitas e instituições contempladas:

12/08 – EMEIEF Prof. Cleston Mello Paiva e EMEIEF Prof. Joaquim Monteiro da Silva
13/08 – EMEIEF Prof. Otton Fernandes Barbosa
14/08 – EMEIEF Diretor José de Godoy Roseira e EMEF Profa. Regina Pompéia Pinto
15/08 – EMEIEF Dr. Evangelista Rodrigues, EMEIEF Yvonne Cipolli Ribeiro, EMEIEF vereador Bento da Silva e Hummel e EMEIEF Profa. Ana Ferreira Marcondes
16/08 – EMEIEF Profa. Carmélia Fleming Bittencourt, EMEIEF Maria Zélia Freitas Lorena e EMEIEF Prof. Domingos Paula e Silva
Atividades oferecidas no caminhão-laboratório:

– Painéis Interativos de Eletrodomésticos – quatro painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.

– Painéis Interativos de Equivalências – três painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para mostrar o quanto consomem os principais equipamentos de casa ao longo do mês.

– Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;

– Globo de Plasma – experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;

– Bicicleta Geradora de Energia – ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;

– Anel Saltador – o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.

– Arco Voltaico / Chispa – um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.

– Pilha Humana – quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.

– Comparativo entre Lâmpadas – o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.

– Sistema de Geração Fotovoltaica – placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão.

Botão Voltar ao topo