AMAN conclui participação no XIX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional

O principal objetivo do CADN é incentivar a pesquisa sobre temas que envolvam a Defesa Nacional

O principal objetivo do CADN é incentivar a pesquisa sobre temas que envolvam a Defesa Nacional. (Foto: AMAN)

Entre os dias 22 e 26 de julho de 2024, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com o efetivo de dois Oficiais e oito Cadetes, participou do XIX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), na Escola Naval – Rio de Janeiro.

O evento é realizado anualmente pela Escola Superior de Defesa, em parceria com as Escolas de Formação de Oficiais das Forças Armadas: Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea (AFA), e conta com a participação de estudantes do Instituto Militar de Engenharia, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica e da Universidade da Força Aérea.

Nesta edição, além das equipes da EN, foram disponibilizadas 280 vagas individuais para autores de artigos científicos aprovados e classificados, a realização de minicursos e a apresentação de 56 trabalhos selecionados para participarem do Congresso.

O principal objetivo do CADN é incentivar a pesquisa sobre temas que envolvam a Defesa Nacional. A edição do corrente ano cumpriu com excelência essa tarefa traduzida na fala do Cadete OLIVEIRA, do 4º ano do Curso de Engenharia (C Eng) da AMAN. “Este evento representa um espaço privilegiado para a troca de conhecimentos, experiências e ideias, que são fundamentais para a formação do Oficial das Forças Armadas”, afirmou o Cad OLIVEIRA. O Cadete é autor, juntamente com o Tenente Coronel MARCELO (Divisão de Ensino/AMAN) e com os Cad MELCHIOR, RAFAEL e MONTINO (todos do 4º ano C Eng), do trabalho intitulado “Interoperabilidade nas Forças Armadas: como e quando?”

Em um congresso dessa magnitude, o Aspirante da EN, os Cadetes da AMAN e da AFA têm a chance de se atualizar sobre as últimas tendências e inovações no campo da defesa nacional, sobre temas de geopolítica, estratégias militares contemporâneas e de segurança internacional. O debate é enriquecido pela presença de palestrantes renomados, além de promover a interação e a cooperação entre as forças coirmãs, essencial para a eficácia da defesa nacional.

Em um congresso dessa magnitude, o Aspirante da EN, os Cadetes da AMAN e da AFA têm a chance de se atualizar sobre as últimas tendências e inovações no campo da defesa nacional. (Foto: AMAN)

O CADN também proporcionou a discussão de temas sobre a formação militar nas escolas de formação. As Cadetes AMARAL, VICTÓRIA CORRÊA e JÉSSICA MORAIS, do 4° Ano do Curso de Intendência e a Cadete MELLO BARROS, do 3° ano do Curso de Material Bélico, falaram sobre “A Inserção do segmento feminino na AMAN”, processo iniciado em 2017, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas – SP e concluído em 2021, na AMAN.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

As Cadetes explanaram sobre como foi conduzida a inserção feminina na linha de ensino militar bélico e os reflexos dessa inserção para AMAN. A equipe foi orientada pelo Coronel ROESLER, da Divisão de Ensino/AMAN e teve na plateia de espectadores a Major-Brigadeiro Médica CARLA LYRIO MARTINS, Comandante da Escola Superior de Defesa (ESD) e o General de Brigada R1 MARCELO GURGEL DO AMARAL SILVA, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação da ESD.

“Em eventos como esse, percebemos a importância da grade curricular das aulas de Geopolítica e de Relações Internacionais que temos na AMAN, que nos possibilita interagir em pé de igualdade com muitos universitários e nos mantém em condições de aprofundar conhecimentos com as palestras de professores e autoridades dessas áreas. Prefiro deixar o horizonte aberto com relação a qual área buscarei me aprofundar dentro do Exército, mas, com certeza, a área de educação será sempre uma possibilidade”, afirma a Cad LUÍSA AMARAL.

A participação da AMAN no XIX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional reforça o compromisso que o Cadete, futuro líder militar, tem para com sua carreira militar e com a defesa do país. “Trata-se de uma dedicação contínua ao aprimoramento técnico-profissional e ao entendimento profundo dos temas que impactam a segurança nacional e internacional”, afirmou o Cad OLIVEIRA.

Na edição de 2024 do CADN, a equipe das Cadetes da AMAN, orientada pelo Cel R1 ROESLER, obteve o 1° lugar geral, dentre todas as instituições civis e militares de ensino superior presentes no Congresso, demonstrando o alto nível da formação dos Cadetes das Agulhas Negras.

Botão Voltar ao topo