Tropa do Exército na Amazônia participará de Operação com os Estados Unidos

A atividade é a CORE 2024 (Combined Operation And Rotation Exercise), exercício realizado com o Exército Americano

tropa brasileira será composta por uma Companhia de Fuzileiros do 52° Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS). (Foto: EB)

Militares do Exército Brasileiro especialistas em operar no ambiente amazônico irão participar de um treinamento conjunto nos Estados Unidos durante o mês de agosto. A atividade é a CORE 2024 (Combined Operation And Rotation Exercise), exercício realizado com o Exército Americano. O embarque dos brasileiros ocorrerá no início de agosto e a atividade terá a duração aproximada de um mês.

A tropa brasileira será composta por uma Companhia de Fuzileiros do 52° Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), com sede em Marabá (PA), e elementos do Estado-Maior nível Batalhão e Brigada. Os brasileiros vão integrar uma unidade da 101ª Divisão Aeroterrestre (101st Airbone Division) do Exército dos Estados Unidos.

Em 2023, o Brasil recebeu uma tropa americana para a CORE 23, que foi realizado nos estados do Pará e Amapá. Este ano, o exercício vai ocorrer no Fort Johnson/Louisiana, no Centro de Treinamento e Preparação Conjunta dos Estados Unidos, o Joint Readiness Training Center (JRTC).

O desenvolvimento da capacidade de operação combinada entre os Exércitos do Brasil e dos Estados Unidos e a aplicação de conceitos operacionais atuais estão entre os principais objetivos da atividade.

Histórico
​​​​​​​
Em 2021, o Exército Brasileiro e o Exército Americano realizaram o Exercício Culminating em solo estadunidense. Após a atividade, foi assinado um programa de cooperação que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. Os exercícios receberam a denominação de CORE, acrônimo em inglês para Operações Combinadas e Exercícios de Rotação.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Os Exercícios CORE têm a participação de tropas das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro. Os militares do País visitante são enquadrados em unidades do Exército anfitrião.

Até agora, já foram desenvolvidas duas edições no Brasil, uma em São Paulo e a outra no Pará e no Amapá, e uma edição nos Estados Unidos.

Botão Voltar ao topo