Brasil participa de sessão da reunião ministerial de comércio do G7 na Itália

Secretário executivo do MDIC acompanha reunião do B7 e faz reuniões bilaterais na manhã desta terça-feira

Secretário executivo do MDIC acompanha reunião do B7 e faz reuniões bilaterais na manhã desta terça-feira. (Foto: Divulgação/MDIC)

O Brasil está presente como convidado na reunião ministerial de comércio do G7, que ocorre na cidade de Reggio Calabria, Itália. O grupo, composto por sete das maiores economias mundiais — Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido —, realiza encontros regulares para discutir questões econômicas globais.

Representando o Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) está presente nas discussões por meio de seu secretário executivo, Márcio Elias Rosa. Na manhã desta terça-feira (16), paralelamente ao G7, ele participou de reunião do B7, que reúne lideranças empresariais desses países para discutir temas de relevância econômica global. Estiveram presentes nas discussões o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, e a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala.

Reuniões bilaterais — Elias Rosa, representando também o vice-presidente da República e ministro, Geraldo Alckmin, tem uma série de reuniões bilaterais ao longo de dois dias. Ele já participou de encontro com o ministro de Indústria e Comércio do Vietnã, e terá ainda reuniões com Coreia do Sul, Itália e OMC. Essas reuniões visam fortalecer laços comerciais e discutir oportunidades de cooperação econômica e comercial.

Na tarde desta terça-feira, Elias Rosa terá uma fala durante a Sessão de Engajamento Externo da reunião de ministros de comércio do G7, cujo tema este ano é “resiliência das cadeias de suprimento e impacto da crise geopolítica nos fluxos comerciais”.

Para o secretário executivo, esta participação no G7 representa uma excelente oportunidade para apresentar a política industrial brasileira, convidando os países presentes a participarem da próxima cúpula de ministros do G20, que será realizada em outubro em Brasília. De acordo com ele, o Brasil está comprometido em impulsionar o desenvolvimento econômico de forma sustentável, promovendo não apenas o crescimento econômico, mas também a inclusão social e a proteção ambiental.

“Todos os nossos indicadores econômicos demonstram que o Brasil já se tornou um local indicado para a realização de investimentos seguros”, destacou o secretário executivo, reforçando o compromisso do país com um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A reunião ministerial do G7 em Reggio Calabria continua a ser um espaço crucial para alinhar políticas econômicas entre as nações mais desenvolvidas do mundo e parceiros convidados como o Brasil, contribuindo para a estabilidade e prosperidade global.

Botão Voltar ao topo