Museu de Caraguá apresenta exposição de Ana Pinheiro

(Foto: Divulgação/MACC)

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição inaugural de Ana Pinheiro, intitulada “Caleidoscópio de um Universo Feminino”.

A Abertura é nesta terça-feira, dia 2 de julho, às 18h, trazendo ao público uma narrativa visual rica em desafios, aprendizados e a busca pelo equilíbrio entre os polos complementares, masculino e feminino.

A mostra fica em cartaz de 2 a 20 de julho e a visitação é de terça a sexta, das 9h às 18h e sábado, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Narrativa e Temática da Exposição

Ana Pinheiro constrói uma narrativa de sua vida através de suas obras, abordando desafios, traumas e aprendizados por meio do sagrado feminino.

As figuras femininas em suas obras se descobrem, ganham asas e se transmutam em borboletas, homens, pássaros e flores, narrando uma história de transformação, liberdade e gratidão que explode em formas e cores vibrantes.

Tal como a autora feminista negra estadunidense bell hooks, Ana Pinheiro não assina a frente de seus quadros, permitindo que a obra seja apropriada por quem a vê, diluindo o ego e acentuando a potência do encontro entre artista e espectador.

Construção Coletiva de Objetos Táteis

Buscando tornar a exposição acessível a pessoas com deficiências visuais, o MACC iniciou a jornada para tornar as artes visuais “visíveis” e “possíveis” para aqueles que não veem.

Através de uma vivência colaborativa com 18 pessoas, resultaram oito objetos táteis expostos. Prototipados por Ana Pinheiro e apreciados por pessoas com deficiência visual, os objetos foram complementados com audiodescrições técnicas e subjetivas, narradas pelo artista e audiodescritor Maurício Kaschel, transmitindo o sentimento contido nas obras de Ana.

Sobre Ana Pinheiro

Ana Pinheiro começou a esboçar desenhos que guardava para si ou presenteava a amigos próximos, enquanto se dedicava ao artesanato e à dupla jornada como mãe de quatro meninos.

Foi a reaproximação com seu pai, também pintor, que a incentivou a cruzar a linha entre o artesanato e a arte, utilizando tinta óleo para retratar momentos importantes de sua vida.

Aos 47 anos, encorajada por uma amiga artista, Ana reuniu imagens de suas obras e agendou uma reunião no MACC.

Em menos de dois anos, suas obras já marcaram presença na exposição “Mulheres-artistas? Mulheres! Artistas!” em março de 2024, afirmando sua posição como artista e dando uma prévia da explosão de cores que compõem o Caleidoscópio do universo feminino de Ana Pinheiro.

Serviço

Exposição: “Caleidoscópio de um Universo Feminino” por Ana Pinheiro

Data: 2 a 20 de julho de 2024

Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)

Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro

Horário: Terça a sexta, das 9h às 18h | Sábado, das 10h às 20h

Botão Voltar ao topo