São Sebastião reabre o Sítio Arqueológico São Francisco

(Foto: Matheus Daguillar/PMSS)

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR), realizará, na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, às 13h, a reabertura do Sítio Arqueológico São Francisco, importante patrimônio cultural da cidade.

O local passou uma série de melhorias que incluem a readequação do acesso, revitalização do ponto de apoio e de atendimento aos visitantes, restruturação completa da trilha, com uma nova infraestrutura como degraus e corrimãos de madeira, aquisição de itens básicos de primeiros socorros, implantação de um deck de contemplação, placas de comunicação, áreas de descanso e recuo para embarque e desembarque de visitantes.

Para facilitar o acesso ao Sítio na data de reabertura, a Prefeitura disponibilizará gratuitamente uma van a partir das 12h, com embarque na Praça Lourenço Luvisi (Praça do Convento), a cada 15 minutos, com última saída às 13h.

O Sítio Arqueológico São Francisco possui equipe capacitada e comprometida com a preservação patrimonial, arqueológica e ambiental e cuidados com os visitantes.

Localizado em meio ao Parque Estadual Serra do Mar, a 260 metros de altitude, o Sítio possui extrema beleza, com vistas magníficas sobre a região e o Canal de São Sebastião.

Ele é objeto de constantes estudos por conta de abrigar ruínas de construções do século XIX de uma antiga fazenda de escravos e de uma antiga capela. Há vestígios de cursos d’água, pontes, fragmentos de cerâmicas e porcelanas, telhas, fornos e muitos alicerces de edificações que impressionam pela técnica utilizada para as construções.

O espaço foi descoberto em 1991 pelo arqueólogo Wagner Bornal e no ano de 2007 foi encontrada uma grande área contígua ao sítio, totalizando mais de um milhão de metros quadrados. Nesta nova área, pesquisadores identificaram um complexo de senzalas e estradas originais que davam acesso a diversas edificações e estruturas.

O Sítio Arqueológico São Francisco possui um imenso potencial educativo e turístico, representado pelos seus aspectos culturais, ambientais e paisagísticos.

Para visitá-lo, é obrigatório o acompanhamento de um guia credenciado. Lembrando que os agendamentos podem ser feitos a partir do dia 2 de julho.

Para mais informações, entre em contato com o Centro de Informações Turísticas da Rua da Praia (CIT) pelo telefone (12) 3892-2206 ou pelo e-mail [email protected].

Serviço:

Sítio Arqueológico São Francisco

Reabertura: 1º de julho (segunda-feira), às 13h

Endereço: Avenida Professor Armando Datino, nº 135 – Praia da Figueira – São Sebastião

Estimativa de duração do passeio (ida e volta): 4 horas

Extensão da trilha: 2.200 metros

Nível de dificuldade: Médio

Agendamentos a partir do dia 2 de julho.

Mais informações: Telefone (12) 3892-2206 ou e-mail [email protected].

Botão Voltar ao topo