Prefeitura e forças de segurança de São José ampliam ações contra drogas

Equipes da GCM, integrantes do programa São José Unida, com representantes da PM, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Federal e do Apoio Social realizaram ação no aeroporto SJK. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos realizou neste mês uma série de ações educativas de combate às drogas na porta de escolas, culminando com uma operação especial de educação e repressão ao tráfico de entorpecentes no aeroporto de São José dos Campos nesta quinta-feira (27).

Equipes da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Apoio Social, Baep e da Polícia Federal distribuíram panfletos educativos para os passageiros, além de realizarem buscas por entorpecentes nas bagagens de viagem.

Nesta semana, os materiais informativos foram distribuídos nas regiões sul e central das 11h30 às 17h30. Felipe Gonçalves Pereira, balconista, estava com sua filha pequena, Duda, na Praça das Bandeiras, e aprovou a iniciativa, ressaltando que esse deve ser um trabalho conjunto, pois “o exemplo vem de casa”.

“É muito interessante essa iniciativa da Prefeitura. Eu acredito que esse trabalho também deve ser feito em casa, com muita conversa dos pais. Eu converso com a minha filha sobre amizades e sobre o que é certo e errado”, comentou Felipe.

Além do trabalho educativo nas praças e escolas, as Forças de Segurança realizaram operações de repressão ao tráfico de drogas em pontos estratégicos. Nessa ação, três indivíduos foram detidos por tráfico de entorpecentes.

As operações foram realizadas pela GCM (Guarda Civil Municipal), integrantes do programa São José Unida, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Federal, equipes da Fiscalização de Posturas Municipais e da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas sobre Drogas.

Cuidado constante

A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Sobre Drogas, com ações, atividades e eventos ao longo de todo o ano, com destaque para palestras e rodas de conversa em escolas, distribuição de panfletos em locais de grande aglomeração de pessoas e caminhadas contra as drogas..

O Programa sobre Drogas é articulado em parceria com os governos do Estado e federal e com os poderes Legislativo e Judiciário, contando com a participação também das entidades da sociedade civil organizada.

Os objetivos são articular a política sobre drogas no município; assessorar e acompanhar a implantação e execução dos programas referentes à dependência química; organizar as iniciativas para o funcionamento em rede; e oferecer ao cidadão joseense uma ampla cobertura de serviços, desde a prevenção até o tratamento dos dependentes químicos e seus familiares.

As secretarias municipais, dentro de suas áreas de atuação, também desenvolvem ações relacionadas à prevenção e ao combate às drogas.

São José possui ainda o Conselho Municipal de Atenção às Drogas, com membros da Prefeitura e de outras instituições.

O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.

São José Unida

Criado pela Prefeitura em 2017 e instituído pela Lei 10.311, de 23 de abril de 2021, o programa São José Unida tem como objetivo prevenir crimes e reduzir os índices criminais em toda a cidade.

É integrado pela Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

As iniciativas colaborativas entre as forças de segurança, com o auxílio da tecnologia do CSI (Centro de Segurança e Informações), que conta com mais de 1.200 câmeras de reconhecimento facial e tecnologia avançada, têm garantido uma diminuição significativa e constante dos indicadores criminais, como homicídios e furtos e roubos de veículos, além do aumento das prisões.

Desde seu início, o programa já executou mais de 700 operações e tem demonstrado excelentes resultados.

Nos primeiros quatro meses de 2024, houve uma redução de 75,9% nos homicídios em comparação ao mesmo período de 2016, ano anterior ao lançamento do programa.

Segundo as estatísticas da SSP, os roubos de veículos diminuíram 88,5%, enquanto os roubos caíram 74,3%.

Botão Voltar ao topo