Estrutura do Revelando SP começa a ser montada em São José

O Revelando SP começa no próximo dia 4 de julho, no Parque da Cidade. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Dos dias 4 a 7 de julho, o Parque da Cidade receberá o Revelando SP. A montagem da estrutura começou nesta terça-feira (25) e ficará pronta no próximo dia 4.

Cerca de 115 funcionários foram escalados para auxiliar na instalação dos ranchos externos, estandes, dois palcos, tendas e da área de artesanato e jogos do mundo, que levará entretenimento para os jovens e adolescentes.

Da farofa de içá ao tradicional bolinho caipira do Vale do Paraíba, o melhor da gastronomia paulista ficará distribuído em 43 estandes, sendo 31 com preparo e 12 sem. O evento contará também com cinco ranchos na área externa.

Já o artesanato terá um espaço especial, que contará com 35 barracas de diversos municípios do estado de São Paulo.

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Revelando SP tem correalização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Estrutura do evento está sendo montada nos espaços do Parque da Cidade | Foto: Divulgação

Programação completa

Quinta-feira (4)
20h30: Teodoro & Sampaio

Sexta-feira (5)
20h30: Barra da Saia

Sábado (6)
16h: Carolina Soares
20h30: Tributo a Rolando Boldrin com Tuia, Zé Geraldo, Mazinho Quevedo, Sandro Bacelar, Grupo Paranga e Rodrigo Mangal

Domingo (7)
18h: Sá e Guarabyra

Sobre o Revelando SP

O Revelando SP, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo.

O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários.

São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.

Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.

Cinco edições em 2024

Em 2024, o Revelando SP foi expandido e terá, ao todo, cinco edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:

Barretos – 17 a 19 de maio

Iguape – 14 a 16 de junho

São José dos Campos – 4 a 7 de julho

Presidente Prudente – 9 a 11 de agosto

São Paulo – 12 a 15 de setembro

Serviço

Dias: 4, 5, 6 e 7 de junho
Horário: das 11h às 22h, com exceção no dia 4 que começa às 16h.
Endereço: Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana)

Botão Voltar ao topo